RESUMO
O presente estudo apresenta uma análise
das representações contidas no material didático
do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE),
programa de estudo doutrinário da Federação
Espírita Brasileira (FEB), surgido em 1978 no âmbito
da Federação Espírita do Rio Grande do Sul
(FERGS) e que se tornou um programa permanente da FEB em 1983.
Com apoio nos pressupostos teóricos
e metodológicos da Nova História Cultural e em autores
como Bourdieu (1998; 2000), Certeau (2011), Chartier (1990, 2009)
e Geertz (2011), buscou-se compreender o processo histórico
de constituição e implantação nacional
do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, bem como o
seu significado e esfera de influência junto ao Movimento
Espírita Brasileiro, partindo de um horizonte cultural,
isto é, que privilegia o papel das representações
na criação, manutenção e recriação
do universo social.
Para tanto, foi realizada pesquisa
bibliográfica e documental, com apoio também em fontes
orais e em inserções etnográficas junto à
Federação Espírita Brasileira e ao Centro Cultural
Espírita de Porto Alegre, local em que surgiu a proposta
original para a criação do ESDE.
A pesquisa aqui descrita
está organizada em três eixos.
No primeiro, é apresentada uma contextualização
história do surgimento do espiritismo na França, a
partir de 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos,
pelo pedagogo Hyppolite Léon Denizard Rivail, que adotou
o pseudônimo de Allan Kardec, pelo qual ficou conhecido. Nesta
primeira parte é analisada a proposta da doutrina espírita
e os diálogos que manteve no ambiente cultural europeu de
meados do século XIX.
No segundo eixo é abordado o processo de inserção
do espiritismo no Brasil e a releitura com base no Evangelho que
a doutrina organizada por Allan Kardec sofreu ao penetrar no ambiente
cultural brasileiro no último quartel do século XIX.
Ainda nesta segunda parte são analisadas as práticas
e representações formatadas entre os primeiros espíritas
brasileiros, divididos em três correntes que divergiam na
interpretação e caracterização da doutrina
espírita naquele momento histórico. Também
é discutido o processo de formação do Movimento
Espírita Brasileiro, com suas tensões em torno da
conceituação do caráter do espiritismo e da
definição de sua representação institucional.
No terceiro eixo é abordado o processo histórico em
que o ESDE surgiu, bem como as representações acerca
do espiritismo e do Movimento Espírita Brasileiro que estão
contidas neste programa de estudo doutrinário, demonstrando-se
que ele representa importante papel junto ao campo espírita
no Brasil, na qualidade de veículo através do qual
a visão febiana em torno do espiritismo e de seu caráter
religioso é levada a todo o país, transformando os
centros espíritas em ambientes educacionais, onde uma prática
didático-pedagógica tem lugar, através da implantação
de um programa que é dotado, inclusive, de material didático
próprio.
Desta forma, conclui-se que atualmente o ESDE é o mais importante
instrumento unificador do discurso e das práticas dos espíritas
que se reúnem em torno da Federação Espírita
Brasileiro. Ele contém uma série de representações
em torno do espiritismo e da própria FEB que se formaram
ao longo de várias décadas desde que o espiritismo
inseriu-se no país, servindo como meio para a disseminação
e o fortalecimento dessas representações entre os
adeptos da doutrina espírita, contribuindo para a unificação
do Movimento Espírita Brasileiro.