Espiritualidade e Sociedade





Bianca França

>   Pesquisando diante, com e como terreiro: reflexões metodológicas sobre possibilidades no fazer etnográfico em um terreiro de Umbanda

Artigos, teses e publicações

Bianca França
>   Pesquisando diante, com e como terreiro: reflexões metodológicas sobre possibilidades no fazer etnográfico em um terreiro de Umbanda

 

 

Resumo:

Este trabalho é resultado de uma pesquisa etnográfica mais ampla, de cerca de 7 anos, com um terreiro de Umbanda Esotérica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dessa experiência diante, com e como terreiro, envolta por uma cosmologia tão múltipla e dada aos encontros cósmicos, proponho uma reflexão metodológica sobre o fazer etnográfico neste contexto.

Assim, teço considerações sobre o tempo como agente ritual no terreiro e na escrita e sobre o processo iniciático religioso e de pesquisa que afetam uma neófita-pesquisadora, ou pesquisadora-cambona.

Aprendendo com o terreiro como se aprende, o objetivo era a feitura de uma pesquisa-gira, que emerge no caminho do encontro entre pessoas, guias, mentores, enfim, um encontro com a própria ancestralidade.


 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Bianca Zacarias França
Universidade Federal de Minas Gerais


Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGAn-UFMG).
Membra do Laboratório de Etnografia e Antropologia (LEAR/UFMG). Mestre em Antropologia.

 

 

 

 

Fonte: https://www.scielo.br/j/rs/a/GxVbpdYcdGgVZzSZNZrfqdS/?format=pdf&lang=pt

 

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :