Espiritualidade e Sociedade





Jacir de Freitas Faria

>   Alcances e limites dos Apócrifos do Segundo Testamento

Artigos, teses e publicações

Jacir de Freitas Faria
>   Alcances e limites dos Apócrifos do Segundo Testamento

 

 

 

Resumo

O maior intento do cristianismo que se tornou hegemônico, dentre outros tantos cristianismos de origem, foi o de afirmar e comprovar a historicidade de Jesus, morto e ressuscitado, como realização das promessas do Primeiro Testamento. Assim, o cristianismo se justificou diante do império romano como religião antiga e ganhou credibilidade. Para conservar a memória do evento histórico, Jesus de Nazaré, e o Cristo da fé surgiram literaturas, uma canônica e outra cunhada erroneamente de apócrifa, a qual urge ser estudada de forma teológica, histórica, critica, ecumênica e pastoral. Perguntar pelo alcance e limite dos apócrifos do Segundo Testamento na ação pastoral e na catequese da Igreja, mesmo que ela tenha sido considerada canônica, é o que propomos com a presente comunicação.

 

* * *

 

A leitura dos apócrifos do Segundo Testamento, considerando seus alcances e limites, nos possibilitará a superar os entraves históricos do rótulo: ‘os apócrifos são todos fantasias e falsas teologias’. O processo de seleção desses livros foi marcado por batalhas teológicas que tiveram forte influência na estruturação do cristianismo apostólico que se tornou o hegemônico. Compreender a identidade das Igrejas passa pelo estudo desses textos.

 

 

Jacir de Freitas Faria

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Filosófico Teológico Franciscano de Petrópolis (1984), graduação em Teologia pelo Instituto Filosófico Teológico Franciscano de Petrópolis (1987) com convalidação pelo ISTA/BH. Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma - PIB (1996) com convalidação pela PUC-RS. Doutor em Teologia Bíblica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE (2018). Professor EaD-PUC-MG. Professor conteudista nos cursos de Teologia EaD-Universidade São Francisco (USF/SP) e Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor de Exegese Bíblica no Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus. Professor em cursos de Teologia para leigos. Exerceu, por mais de duas décadas, a docência em exegese bíblica no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA/BH), onde também atuou como reitor. Avaliador Institucional do MEC. Membro dos grupos de pesquisa da PUC-Minas e da Faje/BH. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Membro efetivo, ocupante da cadeira n20 da Academia Divinopolitana de Letras. Especialista em literatura apócrifa do Segundo Testamento, sendo esse o tema de sua pesquisa no doutorado. Autor de dez livros, coautor de dezesseis e de mais de duas centenas de artigos. Tem experiência na área de Teologia/Ciências da Religião, com ênfase em Bíblia: Introdução ao Primeiro e Segundo Testamentos, Pentateuco, Sapienciais, Profetismo, livros históricos, Evangelhos e Apocalipse. Assessora cursos de leitura bíblica para comunidades e centros de formação para leigos. Homepage: www.bibliaeapocrifos.com.br Oferece aulas de Bíblia e Apócrifos no You Tube pelo canal próprio: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos

https://www.youtube.com/c/FreiJacirdeFreitasFariaB%C3%ADbliaAp%C3%B3crifos

 



>>>  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

Fonte: https://pt.scribd.com/document/404312367/Anais-pdf

 

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :