Espiritualidade e Sociedade



Ana Catarina de Araújo Elias

>   A Inclusão acadêmica da Espiritualidade nos tratamentos da área de saúde
 
Artigos, teses e publicações

Ana Catarina de Araújo Elias
> A Inclusão acadêmica da Espiritualidade nos tratamentos da área de saúde



Doutora em Ciências Médicas, UNICAMP


No século XX, a inter-relação entre soma e psique tornou-se fato aceito pela comunidade acadêmica e, em torno da década de 1990, começaram a aparecer publicações no cenário científico internacional da área médica, indicando a importância de se incluir nos tratamentos médicos convencionais, além dos aspectos biopsicossociais, os espirituais, sugerindo a necessidade de estudos sistemáticos sobre a inclusão da religiosidade / espiritualidade na área de saúde (KOENIG, 2005; KOENIG, 2004a; KOENIG, 2004b).

Em relação às intervenções que utilizam Espiritualidade, em geral chamadas de Terapias Complementares ou Alternativas, e que incluem as técnicas de Relaxamento e Visualização como também a Oração, Exercícios, Terapia de Ervas, Cura Espiritual, Histórias, Musicoterapia, Coquetéis de Vitaminas, Grupos de Auto-Ajuda, Aromaterapia, Massagem, Reflexologia, Shiatsu, Aconselhamento, Arte-terapia, Acupuntura, Homeopatia, Florais, Terapia da Dignidade, Yôga, Tai-chi, Qi, Reiki e Gigong, encontramos estudos referentes ao uso destas intervenções em pacientes de diversas clínicas.

Apresentamos a seguir um resumo das clínicas encontradas na revisão da leitura da nossa tese de doutorado (ELIAS, 2005) e que estão fazendo uso das Terapias Alternativas / Complementares.

 

Resumo das clínicas que estão fazendo uso das Terapias Alternativas / Complementares.

TERAPIAS ALTERNATIVAS-COMPLEMENTARES NA CLÍNICA
/ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• Cardíacos e cirurgia cardíaca. (GRUNBERG et al, 2003; KENNEDY et al 2002; AI e BOLLING, 2002; KRUCOFF et al, 2001; ASHTON et al, 1997).
• Recuperação de processos infecciosos, traumas físicos ou sofrimentos psicológicos. (MONEY, 2001).
• Indução e manutenção do sono como higiene noturna. (RICHARDS et al, 2003; DOLLANDER, 2002).
• Redução do estresse e desenvolvimento da espiritualidade de profissionais da área de cuidados paliativos, de estudantes de enfermagem e profissionais da saúde em geral. (FORTUNE e PRICE, 2003; MARR, 2001; BROWN-SALTZMAN, 1997; LINDOP, 1993; THOMAS, 1989; LA GRAND, 1980).
• Pacientes terminais. (HILLIARD, 2005; CHOCHINOV et al, 2004; ELIAS e GIGLIO, 2002; DOUGLAS, 1999; MILLISON e DUDLEY ,1992).
• Câncer adulto e pediátrico. (KRONENWETTER et al , 2005; SAMANO et al, 2004; HENDERSON e DONATELLE, 2004; PEACE e MANASSE, 2002; HOSAKA et al, 2001; BURNS et al, 2001; WYATT et al, 1999; VAN DER RIET, 1999; FERNANDEZ et al, 1998)
Alteração de alguns comportamentos de drogadição. (BORRIE, 1990-91).
• Unidades de emergência. (ROLNIAK et al, 2004).
• Transplantados de pulmão. (MATTHEES et al, 2001).
• Cursos / Orientações para enfermeiros, médicos, profissionais da saúde. (HESSIG, ARCAND, FROST, 2004; MAMTANI e CIMINO, 2002; HOLT-ASHLEY, 2000; TURNER et al, 1995).
• Portadores de desordens músculo-esqueléticas. (LUSKIN et al, 2000).
• Síndrome da fatiga crônica. (SHIN e LEE, 2005).
• Pacientes enlutados. (HOULDIN et al, 1993).
• Recuperação de pacientes. (SCHERWITZ et al, 2005; KAMIENESKI et al, 2000; TAYLOR, 1997; HAWKS et al, 1995).
• Dor: neuropática crônica, crônica nas costas, câncer. (ARNSTEIN, 2004; SPIEGEL e MOORE, 1997; SMITH, AIREY, SALMOND, 1990).
• População geral. (KRONENWETTER et al, 2005).
• Pacientes suicidas. (BIRNBAUM e BIRNBAUM, 2004).
• Torcicolo. (GERARD et al, 2003).
• Instrumento para medir espiritualidade na clínica médica em geral. (ANANDARAJAH e HIGHT, 2001).
• Idosos. (LOWIS e HUGHES, 1997).

 

Em relação às Terapias Alternativas e Complementares nas diversas clínicas, embora os autores recomendem a realização de novos estudos para uma melhor compreensão dos resultados alcançados através destas, observamos, frente ao Quadro-Resumo acima exposto, que é crescente o interesse e o uso destas terapias pela população, assim como a inserção das mesmas nas diversas áreas da medicina pelos profissionais.

No Brasil, SILVA (2005) alerta-nos que o profissional responsável pela elaboração de currículos na área médica não pode ignorar estas práticas, cabendo algumas reflexões. A primeira é selecionar o que de bom a medicina alternativa nos oferece. A segunda é pensar como colocar este contexto no aprendizado para que o estudante o conheça e adquira espírito crítico para uma seleção positiva a favor do doente. A terceira é reconhecer, humildemente, que a alternativa está atendendo mais eficazmente a relação médico-paciente do que a alopatia, cabendo ao profissional de saúde recuperar este recurso no atendimento à população e integrando-o ao uso adequado da tecnologia. Conclui que o currículo dos cursos da área de saúde não pode ignorar a medicina alternativa.

Em relação ao trabalho com pacientes terminais desenvolvemos uma Intervenção Terapêutica intitulada Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade (RIME). A estruturação da RIME foi iniciada em 1998, quando começamos a trabalhar com crianças e adolescentes com câncer em fase terminal, e observamos sofrimento psicológico e espiritual importante nestes doentes (ELIAS, 2003). Denominamos este sofrimento de Dor Simbólica da Morte, representada pela Dor Psíquica (medo do sofrimento e humor depressivo) e pela Dor Espiritual (medo da morte, medo do pós-morte, idéias e concepções negativas em relação ao sentido da vida e à espiritualidade, culpas diante de Deus).

Entre 1999 e 2001, através de nossa dissertação de mestrado, operacionalizamos a Intervenção RIME através do trabalho com mulheres adultas com câncer em fase terminal (ELIAS, 2001). Nesta dissertação observamos que a Dor Espiritual é prevalente e mais relevante que a Dor Psíquica, perante a iminência da morte, e que o trabalho apenas com a Dor Espiritual é suficiente para proporcionar maior serenidade e dignidade ao paciente no processo de morrer. Observamos que o medo do sofrimento é uma das expressões do medo da morte e o humor expressivo se refere às idéias e concepções negativas em relação ao sentido da vida. Por esta razão, passamos a trabalhar apenas com a Dor Espiritual.

Entre 2002 e 2005 desenvolvemos em nossa tese de doutorado (ELIAS, 2005) um Programa de Treinamento sobre a Intervenção RIME, que disponibilizou um curso para aplicação de uma terapia para pacientes terminais que se encaixa na modalidade complementar e alternativa, obedecendo às normas acadêmicas para o seu desenvolvimento e contribuindo assim para a inserção desta modalidade de atendimento nos Guias Curriculares de Graduação e Pós-Graduação. Além de disponibilizar o curso acima citado, nesta tese também estudamos a experiência de profissionais de saúde na aplicação da RIME e a experiência dos pacientes na re-significação da Dor Espiritual, durante a aplicação desta Intervenção.

Nosso estudo de doutorado foi desenvolvido a partir de metodologia acadêmica apropriada e é pioneiro ao propor e testar um programa de treinamento sobre uma intervenção que trabalha a questão da espiritualidade, mas as limitações, como ausência de grupo controle e tamanho da amostra, devem ser consideradas. Novos estudos deverão ser realizados para uma melhor compreensão da experiência do profissional na aplicação da Intervenção RIME, principalmente no que se refere à compreensão das vivências de natureza espiritual, e também para uma melhor compreensão dos elementos da Intervenção RIME, que favoreceram a experiência de re-significação da Dor Espiritual dos doentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AI, A.L.; BOLLING, S.F. - The use of complementary and alternative therapies among middle-aged and older cardiac patients. Am J Med Qual, 17 (1):21-7, 2002.

ANANDARAJAH, G.; HIGHT, E. - Spirituality and medical practice: using the HOPE questions as a practical tool for spiritual assessment. Am Fam Physician, 63 (1):81-9, 2001. (Review).

ARNSTEIN, P. - Chronic neuropathic pain: issues in patient education. Pain Manag Nurs, 5 (4 Suppl 1):34-41, 2004.

ASHTON, C.; WHITWORTH, G.C.; SELDOMRIDGE, J.A.; SHAPIRO, P.A.; WEINBERG, A.D.; MICHLER, R.E. et al – Self-hypnosis reduces anxiety following coronary artery bypass surgery. A prospective, randomized trial. J Cardiovasc Surg (Torino), 41 (2):335-6, 1997.

BIRNBAUM, L.; BIRNBAUM, A. - In search of inner wisdom: guided mindfulness meditation in the context of suicide. Scientific World Journal, 18 (4):216-27, 2004.

BORRIE, R.A. – The use of restricted environmental stimulation therapy in treating addictive behaviors. Int J Addict, 25 (7A-8A):995-1015, 1990-91.

BROWN-SALTZMAN, K. - Replenishing the spirit by meditative prayer and guided imagery. Semin Oncol Nurs, 13 (4):255-9, 1997.

BURNS, S.J.; HARBUZ, M.S.; HUCKLEBRIDGE, F.; BUNT, L. – A pilot study into the therapeutic effects of music therapy at a cancer help center. Altern Ther Health Med, 7 (1):48-56, 2001.

CHOCHINOV, H.M.; HACK, T.; HASSARD, T.; KRISTJANSON, L.J.; MC CLEMENT, S.; HARLOS, M. - Dignity and psychotherapeutic considerations in end-of-life care. J Palliat Care, 20 (3):134-42, 2004.

DOLLANDER, M. – Etiologies of adult insomnia. Encephale, 28 (6 Pt 1):493-502, 2002.

DOUGLAS, D.B. – Hypnosis: useful, neglected, available. Am J Hosp Palliat Care, 16 (5):665:70, 1999.

ELIAS, A.C.A. - Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade na re– significação da Dor Simbólica da Morte de Pacientes Terminais [dissertação]. Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. 2001. URL: http://libdigi.unicamp.br

ELIAS, A.C.A. - Re–significação da Dor Simbólica da Morte: Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade. Psicologia Ciência e Profissão 23 (1): 92–97, 2003. URL: http://www.pol.org.br

ELIAS, A.C.A. - Programa de Treinamento sobre a Intervenção Terapêutica Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade (RIME) para re–significar a Dor Espiritual de Pacientes Terminais [tese]. Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. 2005. URL: http://libdigi.unicamp.br

ELIAS, A.C.A.; GIGLIO J.S. – Interveção Psicoterapeutica na área de Cuidados Paliativos para re-significar a Dor Simbólica da Morte de Pacientes Terminais através de Relaxamento Mental, Imagens e Espiritualidade. Rev. Psiquiatr. Clín, 29 (3):116–29, 2002.

FERNANDEZ, C.V.; STUTZER, C.A.; MAC WILLIAM, L.; FRYER, C. – Alternative and complementary therapy use in pediatric oncology patients in British Columbia: prevalence and reasons for use and nonuse. J Clin Oncol, 16 (4):1279-86, 1998.

FORTUNE, M.; PRICE, M.B. - The spirit of healing: how to develop a spiritually based personal and professional practice. J N Y State Nurses Assoc., 34 (1):32-8, 2003.

GERARD, S.; SMITH, B.H.; SIMPSON, J.A. - A randomized controlled trial of spiritual healing in restricted neck movement. J Altern Complement Med, 9 (4):467-77, 2003.

GRUNBERG, G.; CRATER, S.W.; GREEN, C.L.; SESKEVICH, J.; LANE, J.D.; KOENIG, H.G. et al - Correlations between preprocedure mood and clinical outcome in patients undergoing coronary angioplasty. Cardiol Rev, 11 (6):306-8, 2003.

HAWKS, S.R.; HULL, M.L.; THALMAN, R.L.; RICHINS, P.M. - Review of spiritual health: definition, role, and intervention strategies in health promotion. Am J Health Promot, 9 (5):371-8, 1995.

HENDERSON, J.W.; DONATELLE, R.J. – Complementary and alternative medicine use by women after completion of allopathic treatment for breast cancer. Altern Ther Health Med, 10 (1):52-7, 2004.

HESSIG, R.E.; ARCAND, L.L.; FROST, M.H. - The effects of an educational intervention on oncology nurses' attitude, perceived knowledge, and self-reported application of complementary therapies. Oncol Nurs Forum, 31 (1):71-8, 2004.

HILLIARD, R.E. - Music Therapy in Hospice and Palliative Care: a Review of the Empirical Data. Evid Based Complement Alternat Med, 2 (2):173-8, 2005.

HOLT-ASHLEY, M. – Nurses pray: use of prayer and spirituality as a complementary therapy in the intensive care setting. AACN Clin Issues, 11 (1):60-7, 2000.

HOSAKA, T.; SUGIYAMA, Y.; HIRAI, K.; SUGAWARA, Y. - Factors associated with the effects of a structured psychiatric intervention on breast cancer patients. Tokai J Exp Clin Med, 26 (2):33-8, 2001.

HOULDIN A.D.; MC CORKLE, R.; LOWERY, B.J. - Relaxation training and psychoimmunological status of bereaved spouses. A pilot study. Cancer Nurs, 16 (1):47-52, 1993.

KAMIENESKI, R.; BROWN, C.M.; MITCHELL, C.; PERRIN, K.M.; DINDIAL, K. - Health benefits achieved through the Seventh-Day Adventist Wellness Challenge program. Altern Ther Health Med, 6 (6):65-9, 2000.

KENNEDY, J.E.; ABBOTT, R.A.; ROSENBERG, B.S. – Changes in spirituality and well-being in a retreat program for cardiac patients. Altern Ther Health Med, 8 (4):64-6, 68-70, 72-3, 2002.

KOENIG, H.G. – Espiritualidade no Cuidado com o Paciente. Por quê, como, quando e o quê. São Pulo, FE Editora Jornalística, 2005.

KOENIG, H.G. – Religion, Spirituality, and Medicine: Research Findings and Implications for Clinical Practice. Southern Medical Journal, 97 12):1194-200, 2004a.

KOENIG, H.G. – Taking a Spiritual History. JAMA 291 (23):2891, 2004b.

KRONENWETTER, C.; WEIDNERG, G.; PETTENGILL, E.; MARLIN, R.; CRUTCHFIELD, L.; MC CORMAC, P. et al - A qualitative analysis of interviews of men with early stage prostate cancer: the Prostate Cancer Lifestyle Trial. Cancer Nurs, 28 (2):99-107, 2005.

KRUCOFF, M.W.; CRATER, S.W.; GREEN, C.L.; MAAS, A.C.; SESKEVICH, J.E.; LANE, J.D. et al - Integrative noetic therapies as adjuncts to percutaneous intervention during unstable coronary syndromes: Monitoring and Actualization of Noetic Training (MANTRA) feasibility pilot. Am Heart J, 142 (5):760-9, 2001.

LA GRAND, L.E. – Reduncing burnout in the hospice and death education movement. Death Educ, 4 (1):61-75, 1980.

LINDOP, E. – A complementary therapy approach to the management of individual stress among student nurses. J Adv Nurs, 18 (10): 1578-85, 1993.

LUSKIN F.M.; NEWELL, K.A.; GRIFFITH, M.; HOLMES, M.; TELLES, S.; DINUCCI, E. et al – A review of mind / body therapies in the treatment of musculoskeletal disorders with implications for the elderly. Altern Ther Health Med, 6 (2):46-56, 2000.

LOWIS, M.J.; HUGHES, J. - A comparison of the effects of sacred and secular music on elderly people. J Psychol, 131 (1):45-55, 1997.

MAMTANI R.; CIMINO A. – A primer of complementary and alternative medicine and its relevance in the treatment of mental health problems. Psychiatr Q, 73 (4):367-81, 2002.

MARR, J. - The use of the Bonny Method of Guided Imagery and Music in spiritual growth. J Pastoral Care, 55 (4):397-406, 2001.

MATTHEES, B.J.; ANANTACHOTI, P.; KREITZER, M.J.; SAVIK, K.; HERTZ, M.I.; GROSS, C.R. – Use of complementary therapies, adherence, and quality of life in lung transplant recipients. Heart Lung, 30 (4):258-68, 2001.

MILLISON, M.; DUDLEY, J.R. - Providing spiritual support: a job for all hospice professionals. Hosp J, 8 (4):49-66, 1992.

MONEY, M. – Shamanism as a healing paradigm for complementary therapy. Complement Ther Nurs Midwifery, 7 (3):126-31, 2001.

PEACE, G.; MANASSE A. – The Cavendish Centre for integrated cancer care: assessment of patients’ needs and responses. Complement Ther Med, 10 (1):33-41, 2002.

RICHARDS, K.; NAGEL, C.; MARKIE, M.; ELWELL, J.; BARONE, C. – Use of complementary and alternative therapies to promote sleep in critically ill patients. Crit Care Nurs Clin North Am, 15 (3):329-40, 2003.

ROLNIAK, S.; BROWNING, L.; MACLEOG, B.A.; COCKLEY, P. – Complementary and alternative medicine use among urban ED patients: prevalence and patterns. J Emerg Nurs, 30 (4):318-24, 2004.

SAMANO, E.S.T.; GOLDENSTEIN, P.T.; RIBEIRO, L.M.; LEWIN, F.; VALESIN FILHO, E.S.; SOARES, H.P. et al – Praying correlates with higher quality of life: results from a survey on complementary/alternative medicine use among a group of Brazilian cancer. São Paulo Med J, 122 (2):60-3, 2004.

SCHERWITZ, L.W.; MC HENRY, P.; HERRERO, R. - Interactive Guided Imagery therapy with medical patients: predictors of health outcomes. Interactive Guided Imagery therapy with medical patients: predictors of health outcomes. J Altern Complement Med., 11 (1):69-83, 2005.

SHIN, Y.I.; LEE, M.S. – Qi therapy (external qigong) for chronic fatigue syndrome: case studies. Am J Chin Med, 33 (1):139-41, 2005.

SILVA, A.L. - Relação médico-paciente. Rev. Assoc. Med. Bras, 51(3):132, 2005.

SMITH, I.W.; AIREY, S.; SALMOND, S.W. - CE feature. Part 2. Nontechnologic strategies for coping with chronic low back pain. Orthop Nurs, 9 (4):26-34, 1990.

SPIEGEL D.; MOORE R. – Imagery and hypnosis in the treatment of cancer patients. Oncology (Huntingt), 11 (8):1179-89; discussion 1189-95, 1997.
TAYLOR, E.J. - The story behind the story: the use of storytelling in spiritual caregiving. Semin Oncol Nurs, 13 (4):252-4, 1997.

THOMAS, S.A. - Spirituality: an essential dimension in the treatment of hypertension. Holist Nurs Pract, 3 (3):47-55, 1989.

TURNER, R.P.; LUKOFF, D.; BARNHOUSE, R.T.; LU, F.G. - Religious or spiritual problem. A culturally sensitive diagnostic category in the DSM-IV. J Nerv Ment Dis, 183 (7):435-44, 1995.

VAN DER RIET, P. - Ethereal embodiment of cancer patients. Aust J Holist Nurs, 6 (2):20-7, 1999.

WYATT, G.K.; FRIEDMAN, L.L.; GIVEN, C.W.; GIVEN, B.A.; BECKROW, K.C.-Complementary therapy use among older cancer patients. Câncer Pract, 7 (3): 136-44, 1999.


topo