Espiritualidade e Sociedade





João Damasio da Silva Neto


>   O caso dos museus espíritas: iconicidade do imaginário na midiatização

Artigos, teses e publicações

João Damasio da Silva Neto
>   O caso dos museus espíritas: iconicidade do imaginário na midiatização

 

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Ciências da Comunicação, pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos -
UNISINOS

Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula da Rosa

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 


Resumo:

Esta tese investiga a circulação do imaginário na midiatização a partir do caso dos museus es-píritas. Pouco se fala sobre imagem no contexto do espiritismo, mas uma iconicidade surge com a urgência de preservar os simbolismos dessa religiosidade estabelecida há pouco mais de 170 anos em uma sociedade transformada por processos midiáticos.

Partindo de indícios sobre a musealização do espiritismo, o objetivo é investigar como as práticas museais espíritas elabo-ram uma relação de iconicidade na midiatização. A presente pesquisa, de ordem qualitativa e exploratória, se baseia na ideia de um estudo de caso midiatizado, por meio do levantamento e visitação em um circuito constituído por 27 museus espíritas, da realização de 17 entrevistas em profundidade e da produção e coleta de fotografias e imagens.

A análise se estrutura em duas partes, oferecendo uma cartografia e um dinamograma sobre a experiência das imagens em circulação a partir de museus espíritas, segundo suas possibilidades e desafios na midiatização. Na primeira parte, elaboramos uma cartografia das práticas, reconhecendo, em cada iniciativa, as práticas museais midiatizadas, suas operações e seus sintomas. Na segunda parte, buscamos nos guiar pelo anacronismo das imagens para explorar a circulação do imaginário por meio de um exercício metodológico com pranchas de imagens.

É nossa intenção propor esse trabalho metodológico na intersecção entre os estudos do imaginário e da midiatização. Relacionando as práticas museais e a iconicidade nelas expressa, proporemos que a midiatização vem mobilizando uma espécie de virada icônica no espiritismo, doutrina que, pela primeira vez, parece desenvolver um pensamento sobre suas imagens.

O caso estudado tensiona as teorizações a respeito da midiatização e do imaginário a partir da observação empírica e dialoga, a partir das Ciências da Comunicação, com a Museologia, a Pesquisa Social do Espiritismo e os Estudos do Imaginário, contribuindo para a compreensão de interfaces pouco exploradas.

 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

 

Fonte: URI: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11761
> http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11761?fbclid=IwAR065SThSfzQFMjf7pc-xidQXflLfnL-RNrDiCxXX1Lg6qPunu1ZewHpDVI

 

 

 

Leaim de João Damasio Silva Neto
  A cidade espírita em Palmelo (GO): comunicação entre sistemas simbólicos - dissertação de metrado
 O caso dos museus espíritas: iconicidade do imaginário na midiatização - dissertação de doutorado
 Ideias e movimentos sociais dos espiritismos em 166 anos

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :