Espiritualidade e Sociedade





João Luiz Correia Júnior


>   Espiritualidade e saúde: o modus operandi de Jesus em Mc 1,32-39

Artigos, teses e publicações

João Luiz Correia Júnior
>   Espiritualidade e saúde: o modus operandi de Jesus em Mc 1,32-39

 

 

Resumo

O tema deste artigo é sobre o modo como Jesus agia em sua missão evangelizadora que consiste, segundo os Evangelhos, na restauração da saúde das pessoas em suas inúmeras enfermidades.

Qual a fonte de energia utilizada por Jesus para exercer a sua missão salvífica? Qual a Boa-Nova contida nessa missão que deve ser tomada como ensinamento para o discipulado de Jesus e para a prática cristã?

O objetivo desta pesquisa é demonstrar a íntima relação entre espiritualidade e saúde na prática messiânica de Jesus. A metodologia utilizada tem como ponto de partida a análise literária de Mc 1,32-39, na perspectiva de uma hermenêutica teológica atualizada que ajude a perceber elementos da ação salvífica de Jesus, relevantes para a ação pastoral evangelizadora no tempo presente.

Os resultados apontam que a atividade messiânica de Jesus, comprometida com a restauração da saúde das pessoas, teve como suporte uma espiritualidade alimentada pela mística da oração pessoal de intimidade com Deus. Essa espiritualidade voltada para a saúde pode ser tomada como um paradigma sugerido pelo Evangelho segundo Marcos para o modus operandi dos discípulos e discípulas de Jesus. Hoje, já se entende a saúde como um lugar teológico, tema relevante para a Teologia da Saúde.

 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

 

Fonte:

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :