Espiritualidade e Sociedade





Joanice Santos Conceição

>   Tenha uma boa morte: notas sobre a Irmandade da Boa Morte

Artigos, teses e publicações

Joanice Santos Conceição
>   Tenha uma boa morte: notas sobre a Irmandade da Boa Morte

 

 

 

Resumo

Aproximadamente em meados do século XVIII, em Salvador, ocorreu a fundação da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte que, ao longo de quase três séculos, vem preservando, ainda que reelaborados e reinterpretados, valores africanos, visto ser ela uma instituição que traz na sua égide traços característicos das vivências mortuárias ressignificadas no Brasil.

Esta irmandade torna-se singular pela exclusividade do gênero feminino, pelo trato com a temática mortuária e, por fim, pela pertença ao Candomblé e ao Catolicismo, marcas fulcrais que a tornam única. Ademais, cria um espaço para a atuação política.

Nesta perspectiva, o presente artigo objetiva discutir o sentido dos rituais mortuários brasileiros a partir das concepções de vida e de morte das integrantes da Boa Morte, a sua relação com o medo da morte e, por fim, busca compreender de que forma o trânsito religioso contribuiu para que o grupo mantivesse os traços identitários mais relevantes.

 

 

Joanice Santos Conceição

Pós-Doutoranda na UFPB (CAPES-PNPD). Doutora e Mestre pelo Programa de Estudos Pósgraduados em Ciências Sociais/Antropologia da PUC-SP



Este artigo é uma adaptação de algumas ideias abordadas na minha tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Antropologia da PUC-SP, em 2011, sob a orientação da antropóloga Profa. Dra. Teresinha Bernardo, com o auxílio da bolsa concedida pelo CNPQ. É dedicado à memória de Estelita de Souza Santana, Juíza Perpétua da Irmandade da Boa Morte, falecida em 5 de agosto de 2012.

 

>>> texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

Fonte: PLURA, Revista de Estudos de Religião, ISSN 2179-0019, vol. 3, nº 2, 2012, p. 101-130

 



* * *

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :