Espiritualidade e Sociedade





Paulo Castanheiras


>    A Covid-19 mudou a forma dos funerais. Como isso impacta os Espíritos desencarnados por esta doença?

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Paulo Castanheiras
>    A Covid-19 mudou a forma dos funerais. Como isso impacta os Espíritos desencarnados por esta doença?

 

 

 

O funeral das vítimas da Covid-19 passou a ser muito breve, com apenas uma hora de velório assistido por apenas dez pessoas entre familiares e amigos. Os Espíritos que estão desencarnando em nossos dias, se sentem impactados, desrespeitados com esta prática? Eis a questão – e vamos explorá-la a partir das obras da codificação.

A Doutrina Espírita tem solução à indagação título deste artigo. A resposta é encontrada em O Livro dos Espíritos, questões 85, 165 e 327, bem como no livro O Céu e o Inferno, Primeira Parte, Capítulo VIII – Os Anjos, item 11, e, Segunda Parte – Exemplos, do livro O Céu e o Inferno.

Em O Céu e o Inferno, Segunda Parte, Exemplos, Kardec indaga aos Espíritos como foram seus desencarnes e funerais. Com exceção dos Espíritos Felizes, que tiveram uma pequena perda de consciência, os demais ficaram perturbados, ou seja, não tiveram noção exata do que acontecera com eles. Esta perturbação perdura por muitos dias, meses e até muitos anos, dependendo da evolução do Espírito, conforme se vê na excelente explicação de Kardec à questão 165 de O Livro dos Espíritos. Por seu turno, a questão 327 confirma a situação acima, ao afirmar que “frequentemente o Espírito assiste ao funeral, mas não entende o que se passa se ainda estiver perturbado.”

Portanto, para saber se os Espíritos sentem o impacto da mudança dos funerais temos que conhecer se no momento do desencarne o Espírito está ou não perturbado.

Se, no desencarne, o Espírito entra em estado de perturbação mais ou menos longa, ele talvez assista ao funeral, mas isto lhe será indiferente, sem impacto, pois a perturbação fará com que ele não entenda o que esta se passando.

Se, no desencarne, o Espírito não passa pela perturbação, significa que ele é bem evoluído, logo se assistir ao funeral, não se impactará com ele, pois entenderá a situação.

Por certo haverá Espíritos que se encontram no meio termo das duas situações supracitadas. Para eles haverá algum impacto, que lhes servirá de ensinamento. Porém, logo entenderão que estão livres do corpo carnal, que os aprisiona e se readaptarão ao Mundo Espiritual, preexistente e sobrevivente a tudo, conforme ensina a questão 85 de O Livro dos Espíritos – confira a diferença entre Espiritismo e Espiritualismo.

Com efeito, a situação de não estar encarnado é a normal na vida do Espírito. A encarnação só lhe ocorre na fase de infância e adolescência da vida espiritual. Por mais numerosas que sejam as vidas corporais, a soma do tempo de todas elas não passa de uma ínfima parcela da vida do Espírito que é infinita. Tal é o consolador ensinamento contido no item 11 do Capítulo VIII – Os Anjos, na Primeira Parte de O Céu e o Inferno.

 

Os Espíritas e a perturbação após o desencarne

Resta uma questão. E, nós, estudiosos do Espiritismo, como será nossa relação com a perturbação pós desencarne? A resposta está na questão 165 de O Livro dos Espíritos. Vejamos. “165. O conhecimento do Espiritismo exerce alguma influência sobre a duração maior ou menor da perturbação?” Resposta: “Uma grande influência, pois o Espírito compreende antecipadamente a sua situação; mas a prática do bem e a pureza de consciência são o que exerce maior influência.”

Concluindo, cada Espírito sofrerá ou não impactos com sua desencarnação. Faz parte da aprendizagem espiritual. O conhecimento do Espiritismo, ajuda a livrá-lo mais rápido da perturbação acima estudada.

No entanto, somente a prática do bem e a pureza de consciência nos livrará completamente de perturbações e aflições. Daí, Allan Kardec ter escolhido como lema da Doutrina Espírita a frase lapidar: “Fora da Caridade Não Há Salvação.”

Para saber mais sobre o tema, sugerimos a leitura dos artigos:

 

Fonte: https://cafecomkardec.com.br/home/a-covid-19-mudou-a-forma-dos-funerais-como-isso-impacta-os-espiritos-desencarnados-por-esta-doenca/

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual