RESUMO
O livro de poemas mediúnicos Parnaso
de além-túmulo, do médium mineiro Francisco
Cândido Xavier (Chico Xavier), composto por 259 poemas atribuídos
a 56 poetas brasileiros e portugueses, é o objeto de estudo
desta dissertação. A intenção do trabalho
é levantar algumas questões, do interesse da teoria
literária, suscitadas por esse tipo de literatura, como a
autoria, o pastiche, o estilo, os limites do literário.
A dissertação é formada por três capítulos.
O primeiro trata do histórico das edições de
Parnaso; dos poetas apresentados como os autores espirituais; dos
conteúdos da antologia e das repercussões de Parnaso
no meio espírita e na imprensa em geral.
O segundo capítulo é formado por cinco estudos que
procuram verificar, a partir de algumas referências críticas,
que tipos de pontos em comum existem entre poemas de
Parnaso e a obra de autores a quem são atribuídos.
Para essa análise, selecionei um corpus de cinco poetas:
três portugueses, João de Deus, Antero de Quental e
Guerra Junqueiro, e dois brasileiros, Cruz e Sousa e Augusto dos
Anjos. Os resultados desses cotejos sugerem que os poemas de Parnaso
não seriam o produto de uma simples imitação
literária.
O último capítulo, à guisa de conclusão,
é um desdobramento dos resultados obtidos
nas duas primeiras partes do trabalho. Intitulado “O contexto
literário de Parnaso”, estudam-se neste capítulo
os seguintes temas: a configuração autoral e a intenção
probatória da antologia; alguns pressupostos do entendimento
espírita de arte; a inspiração literária
e o espiritismo; Chico Xavier e a psicografia e, por fim, os propósitos
persuasivos da literatura espírita.