Elas nos fazem lembrar de uma só e mesma coisa!
Ressurreição e reencarnação
são duas palavras contraditórias para muita gente.
Mas elas são sinônimas ou de sentido semelhante. Na
Bíblia não há a palavra reencarnação,
que só foi criada por Kardec em 1857. Mas na Bíblia,
há palavras equivalentes à reencarnação:
renascimento, nascer de novo etc.
Em São João (capítulo
3), Jesus diz a Nicodemos que há dois tipos de renascimento:
o da água e o do espírito, e que é necessário
nascer novamente para se chegar ao reino dos céus. O nascer
de novo do espírito é a conversão (metanóia),
o que Paulo chama de homem novo, renovado espiritualmente. Já
o nascer de novo da água é o nascer novamente da bolsa
de água (líquido amniótico), em que vive o
feto durante nove meses. O Nazareno explica melhor a questão,
dizendo que existem dois tipos de nascer de novo. O nascido de novo
do espírito é espírito. Jesus, não usando
mais a expressão "nascido de novo da água",
fala em "nascido de novo da carne". E nascer novamente
da carne é reencarnação, é o espírito
tomando carne de novo da carne dos pais, para renovar-se, ser melhor
do que foi antes do seu nascimento carnal anterior.
Então, o nascer de novo do
espírito, como vimos, pode ser numa mesma vida (conversão),
mas pode ser também na nova reencarnação. Se
lermos o texto bíblico que trata desse episódio, com
bastante atenção e na íntegra, nós vamos
ver que o nascido de novo da água, corrigido por da carne,
nada tem a ver com o batismo. "O vento (espírito) sopra
onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem (de qual
vida anterior), nem para onde vai (novo nascimento na carne ou reencarnação);
assim é todo o que é nascido do Espírito (são
João 3,8). A última palavra espírito vem com
letra maiúscula, para dar a entender que se trata de Deus
(Espírito Santo). Mas o nascido de novo (conversão)
é do próprio espírito e não de Deus,
pois é o espírito da pessoa que se renova, e não
o de Deus. Mas mesmo que se interprete que o nascer novamente da
água é do batismo, poderíamos entender também
que o indivíduo estaria sendo rebatizado, pois ele já
teria sido batizado em outra vida! Aliás, uma frase paulina
deixa dúvidas sobre essa questão. "...que farão
os que se batizam por causa dos mortos? Se absolutamente os mortos
não ressuscitam, por que se batizam por causa deles?"
(nação) que já acontece, e não da do
final dos tempos. E Paulo fala que as carnes não se misturam,
dizendo que a carne humana é humana e não de outra
espécie. Por que ele diz isso, senão para combater
a metempsicose grega da época, isto é, a reencarnação
ou o nascer de novo da carne pelo espírito num corpo de um
animal? (1 Coríntios 15,39). Kardec condena também
a metempsicose (retorno do espírito em corpos de animais
ou plantas).
A Bíblia fala em uma ressurreição
superior, "kreiton" em grego, o que seria a libertação
da carne (Hebreus 11,35; e Apocalipse 3,12). Se as Escrituras nos
ensinam que a ressurreição é do espírito
e não da carne (1 Coríntios 15,44; e 15,50), o espírito,
além de ressuscitar no mundo espiritual quando o corpo morre
(Eclesiastes 12,7), ele, o espírito, ao ressuscitar ou ao
ressurgir de novo na carne, está reencarnando.
Como acabamos de ver, ressurreição
e reencarnação são duas palavras que, afinal
de contas, nos fazem lembrar de uma só e mesma coisa!