Grandes erros doutrinários
da Igreja foram originários de interpretações
literais bíblicas. São Paulo nos adverte sobre isso.
(2 Coríntios 3:6).
Mas são as igrejas evangélicas, não tanto as
protestantes, que estão ainda atoladas nesses erros. É
o caso da interpretação do fogo figurado do inferno
ou o fogo esotérico, entendido como se fosse igual ao fogo
do nosso mundo físico, fogo esse exotérico.
A respeito do diabo, então, fizeram uma confusão dos
diabos! Misturaram o demônio com diabo, satanás, lúcifer,
cobra e até com o dragão. Mas só o demônio
é espírito e humano (“daimon” em grego é
alma). Pelo ensino da hermenêutica, que trata da interpretação
de textos antigos, vale o significado das palavras da época
em que eles foram escritos. E não é só na Bíblia
que “daimon” significa alma, mas também nas outras
obras gregas, como as de Platão, de Homero e de outros autores
da Antiguidade. Há mais de um século e meio que os enciclopedistas,
os iluministas e os espíritas vêm mostrando esse erro.
Não creio que seja tanto por ignorância dos líderes
religiosos, mas por seus interesses egoístas, que eles mantêm
esse erro.
Diabo (“diabolos” em grego é adversário),
adversário porque prejudica a evolução do espírito.
É como o joio no meio do trigo. E satanás e satã
têm significados semelhantes ao de diabo. Já lúcifer
(do latim lucem, luz, e do verbo latino ferre, transportar) é,
pois, porta-luz ou inteligência figurada dos anjos rebeldes.
(2 Pedro 2:4). Assim, Jesus é o verdadeiro Lúcifer.
E os anjos são também espíritos humanos superevoluídos,
mas justamente porque são humanos, podem pecar. E fala-se também
em anjos maus, como há demônios bons ou almas boas, e
demônios maus ou almas más. No sepultamento de uma criança,
o povo diz muito que é um anjinho. Trata-se de reminiscências
do passado em que já se sabia que anjo é espírito
humano. O espírito da criança é tomado como sendo
pequeno, por analogia com o seu corpo pequenino. E anjo (“aggelos”
em grego) significa mensageiro, enviado, “office-boy”.
A Bíblia está cheia de anjos ou enviados de Deus ou
do mundo espiritual para nos trazerem mensagens.
Mas como já foi dito, só demônio é espírito.
Por isso, Jesus nunca tirou diabo, satanás, lúcifer,
serpente e dragão de ninguém, mas só demônios
maus, pois os bons não atormentam nem obsediam ninguém.
Mas exatamente por isso, os teólogos antigos passaram a entender
erradamente que todo demônio é mau, o que é um
grande erro!
Amando, pois, os demônios maus e inimigos nossos, estamos enriquecendo
o nosso santo patrimônio espiritual e moral. Jesus até
disse que alguns são tirados das pessoas com muitas preces
e jejuns. É o que os espíritas fazem e com sucesso.
Realmente, se demônio é um espírito humano, mesmo
que ele seja mau e inimigo nosso, temos que amá-lo, como nos
ensina o excelso Mestre, não importando o fato de ele estar
desencarnado.
Ou, por acaso, Jesus nos manda amar somente os espíritos encarnados?
Não foi Ele, em Espírito (1 Pedro 4:6), pregar também
o evangelho para eles lá nos infernos?
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