Espiritualidade e Sociedade





Carlos Rodrigues Brandão

>   Fronteira da fé - alguns sistemas de sentido, crenças e religiões no Brasil de hoje

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Carlos Rodrigues Brandão
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QUERO RETORNAR por um momento a uma celebração havida no Rio de Janeiro, em julho de 1992, quando autoridades de todo o mundo e mais um número expressivo de pessoas e de pequenas e grandes ONGs, vieram reunir-se no Rio de Janeiro para a grande Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, a Eco-92. Muito menos oficial do que outros, o evento que quero apresentar aqui foi um grande encontro religioso em torno ao sentido da Vida e ao destino do Planeta Terra.

Com o olhar voltado para o céu e dançando ao ritmo de cânticos espirituais, uns 3000 fiéis de 25 religiões e credos tão diversos como o catolicismo, o hinduísmo, o judaísmo e o candomblé, esperaram o amanhecer desta Sexta-feira como a chegada de "um novo dia para a Terra".

Foi desta maneira que a edição de Terra Viva, o jornal alternativo do Fórum Global celebrado durante a Eco-92, anunciou o que acabara de ser a "celebração inter-religiosa: um novo dia para a Terra". Eram muitas as pessoas presentes e havia gente de vários credos e religiões. Mas não todas. E as razões de suas ausências devem ser assunto das páginas que nos esperam adiante. Por que motivo estavam ali presentes líderes e seguidores de uma religião oriental chamada Brahma Kumaris, desconhecida de 98 entre cada cem brasileiros, quando, até onde se saiba, não se fizeram representar os pastores e'"obreiros" das principais confissões evangélicas pentecostais, cuja presença é a cada dia mais visível em todo o País? Porque tantas outras "autoridades religiosas" não teriam sido convidadas, enquanto outras preferiram não aderir a uma cerimônia múltipla de ritos e preces destinados, segundo os organizadores do evento, a "mudar o curso materialista da sociedade a que se atribui o caos ambiental, e lutar pela causa de um renascer espiritual que torne o nosso planeta um lugar habitável".

As autoridades religiosas fizeram alternar (depoimentos) de pastores protestantes, rabinos judeus, teólogos islâmicos, mamos indígenas guaranis, sacerdotes do bramanismo hindu e do budismo japonês, espíritas, irmãos do Santo Daime amazônico.

 

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Fonte: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. “Fronteiras da fé: alguns sistemas de sentido, crenças e religiões no Brasil de hoje”. In: Estudos Avançados, v. 18, n. 52, 2004.

> https://www.scielo.br/j/ea/a/kNX3xg6Xh8Xm8jfvrZcPNxP/

 

 

 



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