Brasil Fernandes de Barros

>    Espiritismo e o Século das Luzes: a influência do Iluminismo e da ciência do século XIX em Allan Kardec

Artigos, teses e publicações

Brasil Fernandes de Barros *
>   
 Espiritismo e o Século das Luzes: a influência do Iluminismo e da ciência do século XIX em Allan Kardec

 

 

RESUMO

Logo no início do século XIX, em meio a uma profusão de ideias e pensamentos revolucionários resultantes do Iluminismo, é que ocorre o nascimento do fundador do Espiritismo o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, o nome civil de Allan Kardec. O objetivo desse artigo é demonstrar a influência do Iluminismo francês e da ciência do século XIX na sua vida e obra, e por consequência, compreender o ambiente em que foi formado o Espiritismo. Este intento será alcançado através de uma pesquisa bibliográfica junto a registros históricos e a própria obra de Kardec.

Para alcançar tal objetivo, pretendemos pontuar as influências de pensadores como Franz Anton Mesmer, Augusto Comte, Johann Heinrich Pestalozzi, Jean Jacques Rousseau e Francis Bacon nessa religião.

Com isso pretendemos demonstrar que apesar do próprio Kardec atribuir sua obra aos espíritos, sua bagagem intelectual foi fundamental na organização do conhecimento que estava segundo seus fiéis sendo oferecido pelos espíritos e o quanto que essa bagagem acadêmica facilitou a sua recepção entre aqueles que o receberam.

 

>  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 


Brasil Fernandes de Barros * - Mestre e doutorando em Ciências da Religião pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Brasil. Bolsista CAPES

 


 

Fonte: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/27454/20169






topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :