Este trabalho pretende analisar as práticas
mágicas que acompanham os principais ritos de passagem e as
acusações de bruxaria que marcam o cotidiano dos imigrantes
pomeranos, trabalhadores rurais de origem alemã vindos do Norte
da Alemanha, que chegaram ao país no ano de 1870 e se localizam
atualmente na região centro-sul do Estado do Espírito
Santo.
Dentre os ritos de passagem, destaco as práticas
mágicas que precedem o nascimento das crianças, o casamento
e a importância das mulheres na condução das palavras
e atos que marcam estes momentos da vida social de extrema importância
para o grupo repensar a sua reprodução étnica
e social.
Cabe ressaltar a significação que as
pomeranas possuem nos relatos de bruxaria expressos pela comunidade
nos momentos “chave” para o entendimento das etapas de
reorganização social e econômica desta parcela
do campesinato, tais como: divisão e transmissão da
herança e do patrimônio entre os membros da família,
períodos de intensa atividade econômica (colheitas de
café) e a distribuição das tarefas no interior
da “household”.
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Joana Bahia
Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Brasil