Gilson Xavier de Azevedo -
Doutorando em Ciências
da Religião na Pontifícia Universidade Católica
de Goiás (PUC Goiás). Mestre em Ciências da Religião
pela PUC Goiás. Especialista em Administração
Escolar e Coordenação Pedagógica pela Veiga de
Almeida-RJ; em Ética e Cidadania pela Universidade Federal
de Goiás; em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter-RS.
Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial
na FAQUI.
Robson Pedro Veras -
Doutorando em Filosofia na PUC-SP.
Mestre em Ciências da Religião pela PUC Goiás.
Bolsista Capes. Graduado em Filosofia pelo Instituto de Ensino Superior
do Centro Oeste.
Jovane Pain Freire -
Especialista em Formação
Pedagógica em Educação Profissional na Área
de Saúde em Enfermagem pela UNB-EAD/FIOCRUZ; em Psicossomática
pelo ICEP–SP; em Bioética pela UnB; em Terapia Sistêmica
– Constelação Familiar - segundo Bert Hellinger.
Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem
e Obstetrícia de Passos – MG.
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RESUMO:
o objetivo desse artigo é propor
uma revisão de literatura que permita ilustrar um perfil histórico
e antropológico do que se possa chamar de matriz nas religiões
afro-brasileiras. Para tanto, discorrer-se-á sobre o aspecto
histórico da chegada dos africanos ao Brasil, além da
perspectiva dos ritos de iniciação e do aspecto intolerância
religiosa em relação às religiões afras.
O problema ora identificado para tal composição fora o
da possível formação de uma estrutura sincrética
da matriz religiosa africana. A hipótese padrão é
a de que as religiões afro-brasileiras possuam uma história,
uma sistemática simples de culto, mas não uma matriz diferenciada
das demais religiões mundiais. Espera-se ao final deste estudo,
que se consiga elucidar panoramicamente o perfil da presença
religiosa afro na Terra de Santa Cruz.
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Fonte:
FRAGMENTOS DE CULTURA, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 5-22, jan./mar.
2014.
http://seer.ucg.br/index.php/fragmentos/article/view/3178
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