Esta tese foi desenvolvida a partir de duas frentes de trabalho
distintas, porém complementares:
a primeira procura rastrear o surgimento e identificar a produção
da chamada Fotografia dos Espíritos no Brasil, um acervo
de imagens com características próprias, encontradas
a partir do início do séc. XX no país,
que registram as supostas manifestações espirituais
e paranormais ocorridas em várias localidades brasileiras,
ao longo de quase um século.
São imagens que pretendem demonstrar a ocorrência
de determinados fenômenos, sob determinadas condições,
em determinados ambientes e, invariavelmente, na presença
de testemunhas oculares e suas câmeras fotográficas.
Numa outra frente, este trabalho propõe uma leitura da
produção artística do autor, em diálogo
com vários pressupostos da fotografia dos espíritos;
dando continuidade ao trabalho que foi tema da dissertação
de mestrado em poéticas visuais, defendida na Escola
Superior de Arte e Mídia de Colônia (Kunsthochschule
für Medien Köln), na Alemanha, em 1997.
Ao associar essas duas frentes de trabalho, torna-se possível
identificar várias zonas de intersecção
entre a prática fotográfica espiritual e a produção
artística aqui enfocada, revelando que objetos do conhecimento
aparentemente distintos mostram-se intimamente implicados, quando
analisados sob a perspectiva da arte.