Tese apresentada ao Departamento de Teologia
da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, como requisição
parcial à obtenção do título de Doutor
em Teologia.
Área de concentração: Teologia Sistemática
Belo Horizonte
FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
Novembro de 2008
Resumo:
Partindo dos desafios atuais à fé cristã,
procura-se voltar às raízes bíblico-judaicas do
conceito “messias” para melhor compreender a experiência
dos primeiros seguidores de Jesus. Inicialmente, abordam-se as diversas
respostas da cristologia ao criticismo moderno, as quais culminaram
numa ênfase à judaicidade de Jesus e na sedução
do judaísmo nos tempos atuais. Posteriormente, as expectativas
messiânicas judaicas, do período do Segundo Templo até
o século I EC, são analisadas com o objetivo de se distinguir
as concepções de messias no judaísmo e na experiência
“cristã” nascente.
Finalmente, considera-se a convergência das expectativas messiânicas
para um typos unificador sob o título de Melquisedeque. Seguindo
o método da Carta aos Hebreus, deseja-se encontrar, nas fontes
bíblico-judaicas, respostas aos atuais desafios da fé
cristã.
INTRODUÇÃO
A preocupação fundamental desta tese é com os desafios
e questões da época atual no que se refere à fé
em Jesus de Nazaré, o Cristo1, mais especificamente sobre o conceito
de messias. O leitor não encontrará neste trabalho nenhuma
exegese bíblica, embora os principais textos bíblicos
e
judaicos sejam considerados em sua escrita original. É, portanto,
uma tese de Teologia Sistemática, porém com amplo uso
da traditionsgeschichte de Melquisedeque.
Numa metáfrase do prólogo da obra lucana, se pode afirmar
que muito já foi dito sobre o Jesus histórico desde o
século I EC. Então, por que voltar a este tema na atualidade,
se as reconstruções do “Jesus real” efetivadas
pela exegese histórico-crítica parecem inadequadas? Por
que embarcar em um
empenho tão laborioso, se os textos neotestamentários
ainda são os mais apropriados para apresentar a vida terrestre
de Jesus, mesmo que essa existência humana concreta seja agora
inseparável da confissão de fé da comunidade?
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