Espiritualidade e Sociedade





Gedeon Freire de Alencar

>   Presença Evangélica no Brasil atual: Remédio ou Veneno?

Artigos, teses e publicações

Gedeon Freire de Alencar
>   Presença Evangélica no Brasil atual: Remédio ou Veneno?


 

RESUMO

A pluralidade evangélica é, dialeticamente, causa e efeito da pluralidade cultural brasileira – e, genericamente, de um mundo onde ideias absolutas e fixas não tem mais espaço. Por isso, os mais de quarenta milhões de evangélicos no Brasil, fracionados em milhares de grupos e com interesses distintos, influem positivamente para o aprimoramento da democracia. Mas ironicamente também o fortalecimento de um ethos com pretensão “divina”, potencialmente totalitário, pode vir a ser o ovo da serpente de uma corruptela, de um Talibã Gospel.

Nesse álbum ainda faltam muitas figuras; e a realidade política, não somente no Brasil, é muito dinâmica. Muita coisa pode piorar ou melhorar... E esses conceitos valorativos são muito subjetivos, já que o que para alguns é “melhor” pode ser para outros “pior” – e vice versa, ainda mais se tratando de protestantes, haja vista que se não houvesse dissenso não seriam chamados protestantes

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Gedeon Freire de Alencar - Doutor em Ciências da Religião – PUC-SP; é autor dos livros Protestantismo Tupiniquim. Hipóteses sobre a (não) contribuição à cultura brasileira e Assembleias de Deus. Origem, militância e construção – 1911-1946 (Arte Editorial), e Matriz Pentecostal Brasileira. Assembleias de Deus - 1911-2011 (Novos Diálogos Editora), tem diversos textos publicados em revistas acadêmicas.

 

 

 

 

Fonte: OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO. E-ISSN 2358-6087. Volume 2, no. 02, Jul.-Dez. 2015, p. 130-152.

 

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :