Espiritualidade e Sociedade - Bibliografia


Vídeos

 


Samantha Lodi-Corrêa


>   Anália Franco e sua Ação sócio-educacional na transição do século XIX para o século XX -

5.º ENLIHPE - 2009

Compartilhar

Samantha Lodi-Corrêa
>   Anália Franco e sua Ação sócio-educacional na transição do século XIX para o século XX -

 

 

5.º ENLIHPE - Trabalhos apresentados

Durante o 5º Encontro da Liga Historiadores e Pesquisadores Espíritas (ENLIHPE), em 2009, foi apresentada a palestra abaixo, a qual apresentamos parcialmente logo após uma entrevista com o palestrante.

 

Resumo:

Este trabalho é uma síntese da dissertação intitulada Anália Franco e sua ação sócio-educacional na transição do Império para República (1868-1919) (1) que teve como objetivo um estudo histórico-biográfico sobre Anália Franco. Anália Franco (1853-1919) foi uma educadora brasileira assinalada por uma convicta preocupação social e com posicionamentos políticos em um período em que a mulher tinha pouco espaço na vida pública. Após a Lei do Ventre Livre (1871), começa sua atividade sócio-educacional com crianças negras abandonadas. Em 1901, Anália fundou a Associação Feminina Beneficente e Instrutiva de São Paulo que criou escolas maternais, creches, liceus, oficinas profissionalizantes e asilos na capital paulista e em outras cidades do estado. Sua atividade estava voltada para a mulher trabalhadora, pobre ou marginalizada pela sociedade, bem como para suas crianças e órfãos. Esta pesquisa envolveu o contato direto com fontes primárias produzidas pela educadora, que para melhor compreensão foram contextualizadas no Brasil da transição do século XIX para o XX, evidenciando a importância de Anália Franco para a história da educação nacional.

(1) Dissertação defendida na Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em junho de 2009, pelo Departamento de Filosofia e História da Educação.


VÍDEO


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/fuD92GOxu2I


Índice:

- clique aqui para voltar para a página índice de vídeos -