Espiritualidade e Sociedade - Bibliografia


Vídeos


Os Mormons - A Doutrina

>   Reportagem da Tv Bandeirantes

Compartilhar

Os Mormons - A Doutrina
>   Reportagem da Tv Bandeirantes

 

Série de reportagens produzidas pelo repórter Fábio Pannúnzio para a Rede Bandeirantes de TV, e exibidas pelo Jornal da Band na semana de 5 a 9 de Novembro de 2007. Mostra quem são os mórmons e como eles vivem em Salt Lake City, Estado de Utah, nos EUA.



TV BANDEIRANTES - OS MORMONS - A DOUTRINA


- PARTE 1 DE 5 -


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/_cTBDVmLROQ

______________

 

- PARTE 2 DE 5 -


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/NmDA2uFLWb4

______________


- PARTE 3 DE 5 -


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/9NDm9UqhrfE

______________


- PARTE 4 DE 5 -


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/tUp8760J4g8

______________


- PARTE 5 DE 5 -


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/CNLjB2Qhb6U

 

______________

 

 

Wikipedia - Mórmon
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%B3rmon

Origem
A COMUNIDADE MÓRMON constitui uma religião cristã restauracionista, e segundo os MÓRMONS, o termo Mórmon inicialmente era o nome de um local onde o profeta Alma ensinou o Evangelho de Jesus Cristo ao povo do Rei Noé que vivia na terra de Leí-Néfi próximo ao ano 146 AC. Mórmon também se refere ao profeta historiador que viveu nas Américas aproximadamente no ano de 321 DC. Não se sabe a data aproximada da morte de Mórmon. Não há descrição ou nada de sua morte no Livro de Mórmon.

Personagem
MÓRMON é o nome do penúltimo profeta Nefita, general militar e mantenedor de registros, que viveu aproximadamente entre 311 e 385 DC. Foi-lhe dado esse nome por causa do lugar acima mencionado. Após registrar a história que presenciou durante a vida, Mórmon resumiu os registros mantidos por seus antecessores numa única compilação, chamada Placas de Mórmon. Mais tarde, ele transferiu esse registro sagrado a seu filho, Morôni. Estas placas faziam parte dos registros usados por Joseph Smith para traduzir O Livro de Mórmon.

Registros
LIVRO DE MÓRMON - OUTRO TESTAMENTO DE JESUS CRISTO. Biblioteca, ou conjunto de pequenos livros (a exemplo da Bíblia) considerado sagrado pelos Santos dos Últimos Dias. Nesse livro ainda existe a menção a outras obras que possuem em seu título o termo Mórmon, são elas:
- PALAVRAS DE MÓRMON - um pequeno livro (uma secção) do Livro de Mórmon;
- LIVRO DE MÓRMON - pequeno livro homônimo (uma secção) do Livro de Mórmon;
- PLACAS DE MÓRMON - lâminas de metal, como descritas no livro, usadas para gravar os registros de Mórmon (personagem) e seu filho Morôni.

Membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

O apelido MÓRMONS foi criado por pessoas que não pertenciam à Igreja para referirem-se aos membros (a princípio) de A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS fundada, ou como seus membros acreditam, restaurada em 6 de Abril de 1830. Mas com a morte do PROFETA JOSEPH SMITH foram criadas igrejas dissidentes desta, cujos membros também foram designados de Mórmons. O Nome provém de um sagrado livro de escrituras compilado pelo antigo PROFETA MÓRMON, intitulado Livro de Mórmon, OUTRO TESTAMENTO DE JESUS CRISTO, segundo a versão oficial da Igreja. O nome dado pelo Senhor, pelo qual os membros da Igreja devem ser conhecidos, entretanto, é SANTOS. Segundo a doutrina da Igreja, nessa dispensação, que é a da plenitude dos tempos, ou a última dispensação antes do glorioso dia da Segunda Vinda do Salvador Jesus Cristo, foi incluído "DOS ÚLTIMOS DIAS" para designar os membros da Igreja nesta época[7]

Outros Movimentos Religiosos

Ramificações do MOVIMENTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS:

- A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, ramo que aceitou Brigham Young como sucessor de Joseph Smith Jr. na presidência da igreja, é o ramo principal;

- COMUNIDADE DE CRISTO, antiga IGREJA REORGANIZADA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, ramo que aceitou Joseph Smith III como sucessor do pai.

- IGREJA STRANGITA, ramo que aceitou James Strang como sucessor de Joseph.

 

Índice:

- clique aqui para voltar para a página índice de vídeos -