Espiritualidade e Sociedade - Bibliografia


Vídeos


Marilusa Vasconcelos

>   Entrevista em vídeo

Compartilhar

Marilusa Vasconcelos
>   Entrevista em vídeo


O documentarista e escritor Edelso Junior nos enviou os vídeos de uma entrevista que realizou com a médium Marilusa Vasconcelos, conhecida pela série de livros sobre os inconfidentes.


Entrevista com a médium Marilusa Vasconcelos - 1

Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/OT4ty36ua5s

_____________


Entrevista com a médium Marilusa Vasconcelos - 2

Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/WhTbEOZitxE

______________________


Entrevista com a médium Marilusa Vasconcelos - 3

Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/wojxAApC-3Y

_____________

 

Marilusa - pequena biografia

Nasceu aos 19 dias do mês de setembro de 1942, filha de Elpídio Antônio Moreira e Gertrudes Nogueira Moreira, espíritas muito atuantes na região do noroeste do Estado de São Paulo, na cidade de Penápolis.

Foi irmã gêmea de Marileusa Moreira, desencarnada em tenra idade. Desde cedo foi encaminhada às aulas de catecismo, como se chamavam, então. De sólida formação moral, foi bem sucedida no movimento juvenil, tendo sido presidente e oradora da Mocidade Espirita Joana D’arc de Penápolis, onde nasceu, além de exercer outros cargos em outras gestões.

Foi caravaneira da “Auta de Souza, participando de todas as concentrações Espiritas do Brasil Central, da Noroeste e das Caravanas da Fraternidade de 1955 à 1960, como representante da Mocidade Espirita Joana D’Arc. Teve dois programas na ZYR 33 - Rádio Difusora de Penápolis - e colaboradora de dois jornais “O Penapolense”e “A Comarca”

Participou de várias semanas espiritas em Marília e em Guarullhos. Por ocasião da I Concentração das Campanhas de Fraternidade “Auta de Souza”, realizada em Ribeirão Preto o Sr.Maurício, marido da conhecida oradora espirita Valéria Steagal, disse que Meimei estava presente e dizia que a médium Marilusa viria a trabalhar junto às crianças. Este fato foi confirmado por outros médiuns, entre eles D. Iris, do Lar Amor Cristão, onde até hoje Marilusa trabalha e na Casa do Caminho e Casa Branca do Caminho. Presentemente tem 34 histórias de Monteiro Lobato publicadas e os personagens da mesma são utilizados no Núcleo de Recreação Infantil a nível psicopedagógico. Esses livros ilustrados mediunicamente, têm apoio do espirito de Meimei, dado pelo lápis de Chico Xavier em 03.08.77, quando, em sua residência, por duas horas orientou a médium a respeito dos mesmos.

Em São Paulo participou das reuniões da UMESP

Em seu campo intelectual seu esforço não foi menor. Cursou até o segundo grau no Instituto de Educação Dr. Carlos Sampaio Filho, sendo oradora do Grêmio Paulo Setubal, daquela escola. Foi bolsista do Museu de Arte Moderna - FAAP - tendo como professores: Mario Grubber, Marcello Grassman, Renina Katz, Flavio Motta, entre outros.

Formou-se em Psicologia Pela Universidade S. Marcos, especializando-se em Psicologia Clínica e fez curso de TRVP, e Hipnologia.

Em 1963 casou-se com o Sr. João Batista Vasconcellos, tendo 4 filhos: Marilei, Marla, João Marcos e Mayra e cinco netos.

Em 1981 lança seu primeiro livro mediúnico, aos quais seguem mais 55.

É conferencista, articulista, poetisa, ilustradora, artista plástica, professora e psicóloga.

Tenha em sua casa ou indique para a livraria do centro espírita que você frequenta os livros infantís das diversas coleções Microcólus, Meimei, Casimiro Cunha e outros os quais a médium Marilusa dispõe através do site : www.radhu.com.br

 

Prêmios e exposições:

- Menção honrosa na XXI Maratona Intelectual Euclidiana e do VI Salão de Arte contemporânea de Santo André;

- Duas exposições individuais na Biblioteca Municipal Ministro Genésio de Almeida Moura (1979 e 1980);

- Medalha de bronze no IV Salão de Belas Artes de Matão;

- Menção honrosa no V Salão de Belas Artes de Matão;

- Exposição Kalil Gibran Kalil no Clube Monte Libano em S. Paulo;

- Exposição na Associação Paulista de Artistas e Artezãos Plásticos no Holiday Inn Hotel, em São Bernardo do Campo;

- Exposição no salão ABD do MEC do Rio de Janeiro:

- Exposição no II Salão Barretense de Artes Plásticas;

- Exposição no I Salão de Belas Artes da Praia Grande;

- Exposição no I Salão de Belas Artes Santos Dumont - menção honrosa; participando com pinturas, esculturas e tapeçarias.

- Show Exposition na Câmara Municipal de São Paulo;

- Galeria de Embu;

- Prêmio nos concursos de contos da FEESP;

- Exposição na Caixa Econômica Federal;

- Exposição na Galeria Radhu.

Selecionada para guia Internacional de Artes de Leo Cristiano e para o Catalogue of Art Contemporany da Suiça, editado em 8 idiomas: português, espanhol, italiano, francês, inglês, alemão, árabe e japonês, no período de 81-82 e no de 86-87, quando aparece junto a nomes representativos como Salvador Dali, Henri Moore, Mario Gruber, Tomie Otaque, Waldomiro de Deus, Claudio Tozzi, Henri Moore, Arcangelo e Thomaz Ianelli, Manabu Mabe entre outros.

Tem feito apresentações mediúnicas de pintura em público, desde l983, tendo obras em acervo fora do país, na Aeronáutica, em coleções particulares (Espanha, Portugal, Chile, Venezuela, Argentina, Estados Unidos- Porto Rico, Holanda, Bélgica, Egito, Austrália, Inglaterra, etc), num total de mais de 55.000 obras entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas.

Apresentou-se na TV Londrina, TV Maringá (Globo) Cine Vila Rica (Londrina), Feira da Esperança (Ibirapuera), Centro de Integração e Cultura de Florianópolis, Jornal O Estado de Santa Catarina, TV Catarinense-canal 12, Sesc Apucarana, Maringá e Uruguaiana, Jornal Folha de Londrina, TV Bandeirantes, TV Eldorado de Criciúma, TV Globo de Pelotas, TV RBS de Florianópolis, TV Universitária de Porto Rico, TV Manchete - Programa de Domingo, TV Subaé, TV Globo de Recife, Teatro Vannucci, por duas vezes e em numerosos Centros, Associações, Entidades beneficentes, Rádios, Câmaras Municipais, Lojas Maçônicas, Núcleos comunitários, Jornais e Revistas.

Trabalha presentemente no Lar do Amor Cristão e na Editorial Espírita Radhu Ltda.

Desenvolveu a psicografia, psicofonia, música mediúnica, escultura, xenoglossia, desdobramento, vidência, psicometria, audiência, psicopictografia, sendo estudiosa das obras de Allan Kardec.

Foi citada na defesa de tese de Thais Montenegro Chinelatto, com nota 10 em Mestrado em Ciência de Comunicação, como identidade estilística em seus livros Confidências de um Inconfidente de Tomás Antônio Gonzaga e de Duda de Machado de Assis.

Foi igualmente citada com seu livro Confidências de um Inconfidente, como fonte de consulta por dois professores licenciados pela PUC, pesquisadores no Pró-memória, do Senac, no livro História Moderna e Contemporânea, da Editora Ática, ano 1992, para a rede de ensino secundário, professores Alceu Luiz Pazzinato e Maria Helena Valente Senise, bem como nos takes 8, 10 e 12 do livro Ave Cesar e Ave Cristo de Augusto Cesar Vannucci.

Fez palestras em dezenas de cidades de Portugal (1999).

Trabalha como psicóloga clinica, diretora de editora, empresária, professora e dona de casa.

Àpresentou-se na Universidade de Porto Rico.

Tem obras em acervo na Espanha, Portugal, França, Egito,EUA, Argentina, Chile, Venezuela, Porto Rico etc.

Recebeu em 13/3/98 o título de Cidadã Emérita de Santos.

Participou do programa “Além do Além” da TV SIC de Lisboa em 1998.

Participou do programa Show de Cristina, na CBS em Miami (1999)

Foi estudada por François de La Plantine e Bernardo Martino da TV Francesa., e citada em defesa de tese da Universidade de Lion(França)de Marion Aubré e François de La Plantine.

Apresentou-se em Buenos Aires, Argentina.

Fez programa na TV da Universidade de Porto Rico.

Participou do Programa Livre da Baby- SBT

Fez diversos programas televisivos em todos os estados brasileiros.

Na Psicopictografia (pintura mediúnica ) o orientador espiritual dos trabalhos é Leonardo da Vinci, com mais de 90 pintores que já se apresentaram, tem mais de 55 livros publicados, de diversos autores, sendo que o primeiro está na 19ª edição.

Lançou 2 CDs de músicas mediúnicas com 46 músicas para adultos e crianças.

Teve mais de 100 espetáculos de Ballet, sobre o livro Confidências de um Inconfidente, por um grupo profissional da cidade de Marília e espetáculos baseados no livro De Mario a Tiradentes e A moça da ilha.

Fonte - http://www.grupofraternouniao.com.br/Biografia%20de%20Marilusa.htm

 

Visite o blog de Marilusa! Clique aqui

 

 

Índice:

- clique aqui para voltar para a página índice de vídeos -