Espiritualidade e Sociedade - Bibliografia


Vídeos

 


Documentário Discovery

Reencarnação - história de vidas passadas -

Compartilhar

 

Reencarnação - Histórias de Vidas Passadas

Documentário exibido pela Discovery Channel em 2006. O que acontece conosco depois da morte? É possível voltar? Dois terços da população de todo o mundo, pessoas das mais distintas religiões, acreditam que sim. Mas, a ciência moderna persiste em rejeitar essa idéia. Existem evidências científicas sobre vidas passadas? A resposta pode estar em um grupo de crianças que cientistas de diferentes áreas do saber vêm estudando. Essas crianças, ainda muito jovens, manifestaram memórias extremamente vivas de existências e mortes experienciadas anteriormente à vida que levam atualmente. Elas forneceram detalhes surpreendentes sobre pessoas que jamais conheceram, lugares em que nunca estiveram e fatos que não presenciaram, pelo menos não nesta vida. Esse vídeo mostra o trabalho dos pesquisadores desse fascinante assunto em busca de provas sobre a existência, ou não, da Reencarnação.

Parte 1


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/B1VYo2cYb2k

 

Parte 2


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/gWKSuG6ykV0



Parte 3


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/pbk301QPIHw


Parte 4


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/B6u8DH7v1y0



Parte 5


Para assistir no Youtube: - https://youtu.be/IPyVZl5Vtzo

 


Jornal Diário da Manhã Goiânia 10.Mai.2009
http://www.dm.com.br/materias/show/t/um_caso_de_reencarnacao

Um caso de reencarnação. Luiz Antônio de Paiva (médico psiquiatra e vice-presidente da Associação Médico-espírita de Goiás). Há cerca de 4 anos assisti a um documentário no Discovery Channel (TV a cabo) sobre casos indicativos de reencarnação. Eram crianças que na altura de 3 anos começavam, de repente, a dizer que tinham sido determinadas personalidades já falecidas e, em se pesquisando os dados, constatava-se a veracidade das reminiscências relatadas. (...). O Dr. Jim Tucker, psiquiatra infantil, professor e pesquisador da Universidade da Virgínia, afirma: "Muitos casos envolvem memórias, declarações e comportamentos, mas marcas de nascença são algo objetivo."A evidência de um processo físico, objetivo, pelo qual uma personalidade poderia indicar que sobreviveu à morte e se transferiu para outro corpo, sempre foi a exigência dos opositores do professor Ian Stevenson, predecessor de Tucker, frente aos resultados de suas pesquisas com mais de 3.000 casos em todo o mundo. A comprovação da existência de uma memória extra-cerebral em muitos desses casos não foi o suficiente para eles. (...) Recusar-se a aceitar as evidências já acumuladas é o velho recurso do reducionismo materialista dos acadêmicos, frente a teses ousadas e, em especial, aquelas que apontam para a comprovação da existência e sobrevivência da alma. (...) Talvez em futuro próximo assistamos ao acúmulo de mais provas físicas, inclusive de outra natureza, colocando em cheque, definitivamente, as teorias materialistas que ainda impregnam o mundo acadêmico. (texto completo no endereço acima).

Livro - Ian Stevenson - Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação
http://www.scribd.com/doc/13797234/Ian-Stevenson-Vinte-Casos-Sugestivos-de-Re...

Apresentação da Edição Brasileira. As investigações parapsicológicas, no Brasil, encontram-se ainda em sua fase inicial Existem poucos centros de estudo de Parapsicologia, em nosso país, todos eles mantidos por iniciativa particular. Não temos cátedras universitárias dessa disciplina. Sua difusão é feita através de livros ou de palestras e cursos populares sumários, mediante os quais reduzido número de interessados ou curiosos são informados sobre esse importante ramo do conhecimento humano. Tais ensinamentos nem sempre são ministrados por instrutores capacitados ou isentos de preconceitos religiosos e filosóficos. Desse modo o público brasileiro não tem tido exata noção daquilo que atualmente constitui o amplo campo da investigação parapsicológica em elaboração atualmente nos grandes centros de pesquisas mundiais. (...) VINTE CASOS SUGESTIVOS DE REENCARNAÇÃO compreende uma amostragem extraída do já grande acervo de fatos estudados era vários países pelo Dr. Ian Stevenson. Esse cientista possui em seus arquivos cerca de seiscentos casos, dos quais investigou pessoalmente mais de duzentos. (o texto completo do livro, com 357 páginas em formato PDF, está disponível no endereço acima).

Wikipedia, a enciclopédia livre da Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ian_Stevenson

Ian Stevenson (1918 - 2007), pesquisador e médico psiquiatra canadense. Sua pesquisa incluía o tema da Reencarnação, a Experiência de Quase-Morte (EQM), aparições ou visões no leito de morte, a problemática do relacionamento entre mente e cérebro, e a continuidade da personalidade após a morte. Interessou-se, ainda, pela memória que as crianças possuíam de vidas passadas. (...). Stevenson foi o fundador da pesquisa científica a respeito da reencarnação e ficou conhecido por recolher e analisar meticulosamente casos de crianças as quais pareciam lembrar de vidas passadas sem o auxílio da hipnose. (texto completo no endereço acima).

 

Índice:

- clique aqui para voltar para a página índice de vídeos -