Espiritualidade e Sociedade - Bibliografia


Vídeos

 


Alexandre Caroli Rocha

- Uma estratégia para a construção autoral na Psicografia - as Citações -

Compartilhar

Alexandre Caroli Rocha
>   Uma estratégia para a construção autoral na Psicografia - as Citações -

Alexandre Caroli Rocha é graduado em Letras pela Unicamp, autor da dissertação de mestrado "A poesia transcendente de Parnaso de além-túmulo (2001)" e da tese de doutorado "O caso Humberto de Campos: autoria literária e mediunidade (2008)".


Resumo

Em textos mediúnicos que Chico Xavier atribuiu ao escritor Humberto de Campos, encontram-se centenas de citações, explícitas ou não, da obra do escritor maranhense e de autores que ele costumava ler. Esse procedimento sugere que o autor das psicografias teve o objetivo de demonstrar conhecimentos que conferissem verossimilhança à alegada autoria.
Este artigo fornece alguns exemplos dessas citações.

Em psicografias atribuídas a escritores conhecidos, é possível depreender que, algumas vezes, o autor do escrito investe na construção de uma imagem autoral que remete à obra do escritor a quem o texto é creditado. Esse ponto de partida -- o empenho de quem concebeu o texto para tentar justificar uma autoria -- não faz parte dos textos não mediúnicos, salvo o caso dos pastiches literários e congêneres.

Em muitos textos da extensa série mediúnica de Chico Xavier (1910-2002) atribuída ao escritor -- e grande leitor -- Humberto de Campos (1886-1934) e a Irmão X, nota-se um interessante procedimento do autor das psicografias para caracterizar-se como Humberto de Campos após sua morte. Como foi registrado em pesquisa que serve de base para este artigo , o autor da série demonstra possuir uma ampla cultura livresca relacionada com o escritor a quem os textos são atribuídos, visto que cita, explícita ou implicitamente, muitos pontos da obra de Humberto de Campos e de autores de quem ele era leitor. Além disso, parece ter tido acesso a textos que não eram de domínio público à época em que as
psicografias foram produzidas.

Com os exemplos de citações abaixo -- todos da série mediúnica em questão --, pretendo dar uma idéia de como o autor procurou construir uma imagem autoral com base na demonstração de conhecimentos livrescos.

Para assistir no Youtube: https://youtu.be/VEDgq35owpw

 

Índice:

- clique aqui para voltar para a página índice de vídeos -