Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>  Sinais da reencarnação - resenha de "Signs of Reincarnation: Exploring Beliefs, Cases, and Theory"



Compartilhar
 

 

 

02/01/2021

 

 

Sinais da reencarnação

 

por Alexander Moreira-Almeida

Professor de Psiquiatria e Diretor do NUPES -
Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
- Coordenador das Seções de Espiritualidade das Associações Latino-Americana e Brasileira de Psiquiatria
- Ex-coordenador da Seção de Espiritualidade da Associação Mundial de Psiquiatria (2014-17 e 2017-20)

 

Acaba de ser publicada resenha que escrevemos sobre um livro recente que revisa o que existe de pesquisa cientifica sobre reencarnação, desde a crença até o grau de precisão das alegadas memórias de vidas passadas.

James Matlock, baseado em 900 referências bibliográficas, integra pesquisas em psicologia, psiquiatria, antropologia, história e parapsicologia. O livro é o mais abrangente panorama da pesquisa acadêmica no tema, leitura essencial para quem deseja conhecer o que de melhor a ciência produziu até o momento sobre reencarnação.

Matlock afirma que, como não há razões para rejeitar a priori a ideia de reencarnação, a questão de sua existência ou não deve ser decidida com base nas evidências.

 

A crença na reencarnação, de que já vivemos outras vidas, é muito comum em religiões orientais como budismo e hinduísmo. Mas é também frequente no ocidente, 27% na Europa Ocidental e 37% no Brasil.


Acaba de ser publicada a resenha que publicamos de um livro recente que revisa o que existe de pesquisa cientifica sobre reencarnação, desde a crença até o grau de precisão das alegadas memórias de vidas passadas.


Escrito por James Matlock, PhD em antropologia e com longa experiência de análise das pesquisas em reencarnação. Baseado nas 900 referências bibliográficas do livro, integra pesquisas das áreas de psicologia, psiquiatria, antropologia, história e parapsicologia. Assim, o livro fornece o mais abrangente panorama do que existe de pesquisa acadêmica de qualidade no tema.


Propõe que a crença em reencarnação teria se originado principalmente nos relatos de pessoas que alegaram memórias de vidas passadas. Entre os principais “sinais de reencarnação” que essas pessoas teriam seriam memórias, padrões de comportamento (como fobias ou habilidades) e marcas de nascença compatíveis com uma alegada vida passada.


Na conclusão do livro, Matlock afirma que como não há razões para rejeitar a priori a ideia de reencarnação, a questão de sua existência ou não deve ser decidida com base nas evidências. Conclui que acredita na reencarnação por ser a única interpretação racionalmente defensável do conjunto das evidências geradas pelas pesquisas.


Independente de se concordar com as conclusões do autor, este é um livro de leitura essencial para quem deseja conhecer o que de melhor a ciência produziu até o momento sobre o tema da reencarnação.

 

Resenha:
Moraes, L. J., and Moreira-Almeida, A. (2020). A Comprehensive Academic Review of Reincarnation Research. [Review of the book Signs of Reincarnation: Exploring Beliefs, Cases, and Theoryby James G. Matlock]. Journal of Parapsychology, 84, 309-313. http://doi.org/10.30891/jopar.2020.02.13

Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/347286932_Book_Review_A_Comprehensive_Academic_Review_of_Reincarnation_Research_A_Review_of_Signs_of_Reincarnation

Livro:
https://www.amazon.com/Signs-Reincarnation-Exploring-Beliefs-Theory/dp/1538124793

Signs of Reincarnation provides the first comprehensive look at the belief in reincarnation and the evidence for past lives from historical records, anthropological studies, and contemporary research. Matlock discusses various ways the evidence may be interpreted and shows that although reincarnation entails a rejection of the materialist notion that consciousness is generated by the brain, it does not require the acceptance of any radically new concepts or the abandonment of well-established findings in mainstream psychology or biology. This book offers students, scholars, and anyone interested in the possibility of reincarnation an essential grounding in beliefs, cases, and theory, while opening doors for future research into the extension of consciousness beyond our present lives.

 

 

Vídeo do Professor Alexander Moreira-Almeida

https://youtu.be/4JOu6Jof2iI

 

 

 

Fonte: https://www.facebook.com/alex.nupes/

 

 

 

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações