Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>  Estreia do documentário "Em Busca de Kardec"



Compartilhar
 

 

 

07/07/2020

 

Estreia do documentário "Em Busca de Kardec"

 

 

Sobre o documentário

A partir da perda de uma filha, o pai, diretor, corroteirista e narrador da série Karim Akadiri Soumaïla, percorre uma viagem iniciática Em Busca de Kardec, procurando entender a história do espiritismo e sua filosofia.

Karim mergulha no luto do poeta Victor Hugo, que também perdeu uma filha no século XIX e se interessou pelas mesas girantes. Depois, Karim encontra o educador francês, que estudou com Pestalozzi na Suíça, Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-18869), conhecido como Allan Kardec. Ele também se abeirou dos fenômenos espíritas, após alguns lutos difíceis no decorrer de sua existência, alguns deles inéditos para o grande público.

A obra de oito episódios estreia em rede nacional no dia 1 de julho, às 20h30, no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil.

A história de Karim, que deseja uma comunicação com o espírito de sua filha, morta num acidente, se entrelaça no seriado com a história do próprio Kardec e do espiritismo, nascido nos Estados Unidos e desenvolvido na França, mas que depois foi transplantado para o Brasil.

Em Busca de Kardec conta com a pesquisadora e corroteirista Dora Incontri, uma das maiores especialistas no assunto, e ao mesmo tempo dá voz a muitas vozes dentro e fora do espiritismo, para mostrar esse percurso da Suíça, Yverdon, onde o menino Rivail estudou, passando por Lyon e Paris, onde o espiritismo teve seu florescimento no século XIX e depois chegando ao Brasil, onde hoje há o maior movimento espírita do mundo.

O documentário mostra a história e as convergências e divergências dentro desse movimento. Karim busca pela filha e encontra uma história fascinante, entrevistando historiadores, sociólogos, antropólogos, adeptos, lideranças, médiuns em Paris, Lyon, Yverdon, Salvador, Rio de
Janeiro, Juiz de Fora e São Paulo…

O início da investigação é marcado pela surpresa em descobrir que o pai do espiritismo francês, tão reverenciado pelos brasileiros é totalmente desconhecido por seus conterrâneos na França.

Com suas origens afro-caribenhas, nascido em Paris, Karim também se aproxima das tradições africanas na Bahia. E em terras baianas, também terá uma mensagem surpreendente através
de uma pintura mediúnica.

Ao final da jornada, outro encontro inesperado: um arquivo de cartas e manuscritos inéditos de Kardec em pleno coração de São Paulo: o arquivo de Canuto de Abreu, atualmente sob a curadoria da Fundação Espírita André Luiz. E a constatação emocionante de que há mais coisas em comum entre ele e o mestre do espiritismo, do que se poderia supor.

 

 

Vejam o vídeo da entrevista


 

 

para assistir no youtube - https://www.youtube.com/watch?v=AKzfSnRjaJ4&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

 

 

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações