Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>  Lar da Criança Emmanuel completa 60 anos de história em São Bernardo do Campo, SP



Compartilhar
 

 

 

23/05/2020

 

Dia 30 de março agora o Lar da Criança Emmanuel, em São Bernardo do Campo, SP, completa 60 anos de história.

 

 

Hoje é um dia de muita emoção.

Me lembro, como hoje, quando comecei a participar das reuniões no Grupo Espírita Emmanuel, o único centro espírita da cidade. A ideia de se fundar uma instituição para crianças já ia tomando forma, com a participação dos poucos espíritas da região.

A luta foi grande, mas com muita emoção, vejo o Lar completar mais uma década, sempre fazendo o melhor, em educação, em formação de valores e convívio saudável, entre todos: as 300 crianças e jovens, os trabalhadores, os voluntários, os parceiros, os amigos

Nos primeiros dias de fundação, tudo parecia um sonho. Não contava que seria uma realidade como esta, dos 60 anos de fundação.

Foi fundamental para o Lar os que se uniram e acreditaram lá atrás, mas o importante é quem faz hoje a continuidade desta obra.


O primeiro chute não é nada, se não tiver o time para levar a bola até o gol.

Parabéns a todos os trabalhadores, os amigos, os empreendedores que confiam e garantem a continuidade desta obra.


30 de março de 2020.


Raymundo Rodrigues Espelho
(um dos fundadores do Lar da Criança Emmanuel, www.laremmanuel.org.br)

 

 

O Lar da Criança Emmanuel é uma instituição de assistência social e educacional, sem fins lucrativos que foi fundada no dia 30 de março de 1960. Teve seu primeiro prédio inaugurado no dia 18 de outubro de 1964.

 

 

Até a década de 80, recebia crianças órfãs em regime de internato, chegando a ter turmas de 120 delas, recebendo todo o apoio, incluindo alimentação, assistência médica e odontológica, psicológica e pedagógica, além de muito carinho.

Em 1980, passou a trabalhar em regime de creche; nesta época, a proposta da creche era voltada para a guarda, segurança e cuidados das crianças cujas mães trabalhavam. A partir de 2003, o Lar Emmanuel ampliou sua proposta educacional baseando-se nos referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil e na Proposta Curricular de São Bernardo, que integra o cuidar e o educar.

Iniciamos também o trabalho com grupos socioeducativos (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Ações Complementares) no intuito de fortalecer as famílias da comunidade, fornecendo-lhes suporte psicossocial.

Em 2008, ampliamos nosso atendimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; o serviço funciona em período oposto à jornada escolar “Jornada Complementar” (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e fornece atividades lúdicas, esportivas e culturais, sempre incentivando uma atitude positiva sobre seu cotidiano, frisando o protagonismo infantojuvenil, o reconhecimento dos educandos enquanto sujeitos de direitos capazes de construir sua própria história, promovendo mudanças na comunidade.

 

AÇÕES SOCIAIS

 

JORNADA COMPLEMENTAR

O programa conta com atividades lúdicas, as quais icentivam a criatividade, socialização, cidadania, o aprendizado de seus direitos, deveres e o desenvolvimento de suas potencialidades, tendo em vista formar agentes multiplicadores em suas comunidades e fortalecer os vínculos familiares e comunitários destes.

Os educandos participam também de oficinas de informática, artes, jogos e esportes, leitura, atividades culturais e de lazer.

Recebem 2 refeições diárias e acompanhamento da freqüência escolar.


Neste programa, atendemos a 90 crianças, adolescentes e suas famílias.

Graças à ajuda do Consulado Japonês no Brasil e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o programa Jornada Complementar (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) pode sair do papel.

O Lar da Criança Emmanuel ganhou cinco salas de aula, inauguradas em dezembro de 2008, onde inúmeras atividades e oficinas são realizadas.

Os educandos frequentam o programa de segunda a quinta-feira, em período oposto ao escolar.

 

AÇÕES EDUCACIONAIS

 

CRECHE

 

Atendemos 183 crianças entre 7 meses a 3 anos, em período integral, de segunda a sexta-feira, com atividades pedagógicas dentro e fora de sala de aula que possibilitam o aprendizado através do lúdico e incentivam o processo de autonomia, respeitando as diferentes faixas etárias.

 

CONTATO

 

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - Alves Dias,

São Bernardo do Campo - SP

CEP: 09851-000

lardacriancaemmanuel@terra.com.br

Telefones

+55 11 4109-8775
+55 11 4109-8938

https://www.facebook.com/LarDaCriancaEmmanuel/

 

 

Fonte:

 

 

 

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações