Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>  5º Congresso Espírita de Uberlândia



Compartilhar
 

 

 

12/02/2020

 

 

 

5º Congresso Espírita de Uberlândia

 

 

 

Com a realização do congresso, por ela promovido, a Web Rádio Fraternidade, no ar desde fevereiro de 2009, comemorou em grande estilo 11 anos de atividades. Com o tema central “O Sermão da Montanha: As Bem-Aventuranças”, o evento realizou-se nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2020, no auditório do Center Convention, no Center Shopping de Uberlândia. Rodrigo Castro conta-nos como tudo aconteceu em uma reportagem especial que constitui um dos destaques do presente número.

Quando adentramos o estacionamento do Center Convention em Uberlândia/MG, já sentíamos uma energia diferente. Conforme íamos nos aproximando do espaço voltado às convenções, acabávamos sendo banhados por uma energia inexplicável, que talvez, ao tentar ser definida, poderia ser contemplada em duas palavras: paz e amor.

Sejam bem-vindos, acabamos de chegar ao “CEU”. Até poderia realmente se tratar da palavra análoga céu ou, como dizemos no Espiritismo, plano espiritual. Entretanto, não, na verdade, chegamos ao Congresso Espírita de Uberlândia. E pela quinta vez, o sentimento se repete mais uma vez na penúltima sexta-feira de janeiro.

Por aqui, não conseguimos contar nos dedos, porém sentimos o calor de 3,5 mil congressistas, que saíram do conforto de seus lares, em busca de conhecimento e transformação moral.

Alguns vieram de perto, mas a maioria veio de longe, 60% chegaram de todas as regiões do Brasil. Entretanto, alguns extrapolaram, no sentido positivo da palavra, compareceram vindos da Holanda, Estados Unidos e outros países.

Todos esses irmãos chegaram e se depararam com o seguinte tema geral que regeu o congresso: “O Sermão da montanha - as bem-aventuranças”. Conversamos então, com Rubens de Castro, coordenador do congresso. Ele nos explicou que o conteúdo se trata de uma escolha feita pela espiritualidade maior e acrescentou:

“Jesus nos trouxe princípios fundamentais na sua passagem pela Terra. E principalmente a do amor ao próximo. Em tempos atuais, nos quais vivenciamos atrocidades diárias, desfortúnios morais e dilemas íntimos, nunca se fez tão necessária a vivência dos ensinamentos do Cristo em nossas vidas, e a mensagem do Sermão do Monte nos conclama a relembrar essa necessidade”, nos esclareceu durante o evento.

Durante os três dias de congresso, fomos contemplados com 12 palestras que seguiam essa diretriz. Adeilson Salles (SP), André Trigueiro (RJ), Anete Guimarães (RJ), Eulália Bueno (SP), Geraldo Campetti (DF), Haroldo Dutra Dias (MG) - (foto abaixo), Jorge Elarrat (RO), Juselma Coelho (MG), Rossandro Klinjey (PB), Sérgio Lopes (RS) e Simão Pedro de Lima (MG), todos subiram ao palco do CEU.

Além das vozes dos expositores, outras ondas sonoras adentraram nossos ouvidos: a música. Anatasha Meckenna, Cacá Rezende, Evandro Olivah e Moacyr Camargo deram, literalmente, um show no palco do CEU e deixaram de pé os congressistas.

Já para o final do congresso, vimos todos os voluntários com sorriso no rosto, revelando um certo sentimento de dever cumprido. Nestes últimos momentos, tivemos uma outra conversa com Rubens. Emocionado, ele nos relatou a gratidão de completar mais um ano de congresso.

“É um trabalho que deriva da união de todos nós. Voluntários, expositores, trabalhadores da técnica e de todos os outros locais. Precisamos agradecer a todos. Jesus guia este trabalho e é com sentimento de gratidão que podemos efetuá-lo com muito carinho. Já estamos prontos para o próximo”, finalizou brincando.

 

 

Vídeo do Congresso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.oconsolador.com.br/ano13/655/cartaaoleitor.html

 

 

 

 

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações