Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>   Pesquisadores debatem bases neurobiológicas das emoções



Compartilhar
 

 

 

 

25/08/2018

 

André Julião | Agência FAPESP – Emoções humanas básicas como tristeza, raiva, alegria e mesmo outras mais complexas como compaixão e gratidão ganham cada vez mais espaço nas Neurociências. O novo campo da Neurociência Social e Afetiva é tema da São Paulo School on Advanced Science on Social and Affective Neuroscience, que ocorre até 31 de agosto em São Paulo. O evento tem apoio da FAPESP.

 

 

Paulo Sérgio Boggio, coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie e organizador do evento.

“Estamos discutindo aspectos do julgamento e do desenvolvimento moral. Temos também uma parte de neurociência clínica, já que na neurociência afetiva aprendemos muito sobre depressão e ansiedade e alguns outros transtornos”, disse Boggio.

Participam palestrantes do Brasil e de diversas partes do mundo, como Lauri Nummenmaa, da Universidade Turku, na Finlândia, Wataru Sato, da Universidade de Kyoto, no Japão, e Thalia Wheatley, do Dartmouth College, Estados Unidos.

O evento recebeu mais de 250 inscrições, das quais foram selecionados 80 alunos de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado. Desses, 30 são brasileiros, 15 deles do Estado de São Paulo.

Boggio explica que o evento é dividido em “lectures”, palestras com pesquisadores do Brasil e do exterior, e seções de “hands on”, em que os participantes formam grupos e desenvolvem trabalhos em laboratório com eletroencefalograma, estimulação cerebral, sistema de rastreamento de movimentos oculares (eye tracking), entre outros.

Além disso, os participantes apresentam os trabalhos que desenvolvem em seus laboratórios de origem em duas sessões de pôsteres. A ideia é que discutam com os colegas e palestrantes possíveis colaborações. No último dia, eles avaliarão a escola.

Para saber mais sobre a programação, acesse:
https://www.mackenzie.br/en/eventos/universidade/sao-paulo-school-of-advanced-science-on-social-and-affective-neuroscience/.

 

Cientistas e estudantes debatem bases neurobiológicas das emoções

 

 

 

Fonte: http://agencia.fapesp.br/pesquisadores-debatem-bases-neurobiologicas-das-emocoes-/28551/

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações