Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>  Mesa redonda “Espiritismo e Política” e “Manifesto Espíritas na Política”



Compartilhar
 

 

 

06/08/2018

 

 

Na manhã do dia 4 de agosto de 2018, no Plenarinho da Câmara Municipal de São Paulo, ocorreu a mesa redonda “Espiritismo e Política”, realizado pelo Grupo Espíritas na Política de São Paulo, que tem a coordenação Júlia Nezu e Paulo Francisco.

Na mesa redonda houve mediação de André Marouço e Antonio Cesar Perri de Carvalho. Houve participação de Fernando Petiti (São José dos Campos), Marcos Papa (Ribeirão Preto), Dário Arantes (São Paulo), Miguel Sardano representando Edson Sardano (Santo André), Ana Paula Calvo representando Rubens Wagner Calvo (São Paulo).

O plenário também se manifestou estando presentes espíritas da capital e do interior, inclusive de várias USE’s. Ao final foi aprovado o “Manifesto Espíritas na Política”.

 

Houve transmissão ao vivo: https://youtu.be/0ZZTui3aQ4Y;
https://web.facebook.com/ProgramaVivenciaEspirita/videos/1963387970388930/

 

“Manifesto Espíritas na Política”

 

O Brasil vive momentos extremamente delicados nos contextos: político, social, econômico e ético.

A maneira mais importante para o cidadão se manifestar dentro do arcabouço democrático é através do voto consciente.

Os espíritas devem cumprir o dever como cidadãos, preocupados e comprometidos com os destinos da Pátria.

O espírita como cidadão – pessoa física -, pode contribuir para a solução dos problemas políticos e sociais vivenciados na atualidade, sem necessariamente comprometer-se com legendas ou organizações partidárias, mas ciente de que esse é também um direito que cabe a cada um.

Para se analisar a participação de espíritas na política, e especificamente como candidato a cargo eletivo, é sabido que o rótulo religioso não é garantia de integridade na vida pública. A trajetória de vida do cidadão na sociedade é o primeiro referencial a ser considerado pelo eleitor consciente. O importante é que os anseios com um ideal sejam compatíveis os exemplos de vida.

O espírita tem conhecimento que O livro dos espíritos, obra básica e inaugural de Allan Kardec, contempla 405 perguntas e respostas sobre “As Leis Morais”, que envolvem questões sobre o relacionamento do homem com o Criador da vida, com o planeta em que vive, com seus semelhantes, com as sociedades de que participa, ao tratar das Leis de Adoração, Trabalho, Reprodução, Conservação, Destruição, Sociedade, Progresso, Igualdade, Liberdade, e Justiça, Amor e Caridade, da Perfeição, das Esperanças e Consolações.

Em “As Leis Morais” de O livro dos espíritos, o Espiritismo apresenta recomendações para a vida em sociedade pautadas na ética e na moral, autênticas normas políticas para o ideal de uma civilização espiritualista e cristã.

Referencial oportuno que merece destaque na atualidade foi registrado por Paulo de Tarso: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (I Coríntios 10, 23).

É recomendável que o cidadão analise a compatibilidade entre as propostas partidárias e as ações e ideias do candidato, com os princípios ético-morais e espíritas.

A análise prévia desses parâmetros deve superar e ser mais importante do que os critérios de amizades, expectativas de retribuições e de benefícios de ordem pessoal.

O momento é muito delicado para o Brasil e de grande importância para o consciente exercício da cidadania, destacando-se a ética e a moral fundamentada nos ensinos de Jesus, com conceitos ampliados com os subsídios oferecidos pela Doutrina Espírita.

 

Manifesto aprovado no dia 4 de agosto de 2018, durante a Mesa Redonda “Espiritismo e Política”, realizado na Câmara Municipal de São Paulo, em São Paulo, promovido pelo Grupo Espíritas na Política, de São Paulo

 

 

 

Fonte: Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier
- http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/06-08-2018.htm

 

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações