Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>  Simpósio Espírita no Japão



Compartilhar
 

 

 

20/05/2018

 

 

Simpósio Espírita no Japão

 

Simpósio Espírita em Mie tem dia de palestras sobre o pensamento

Vania Mugnato de Vasconcelos realizou três palestras no domingo


por Crédito: Antônio Carlos Bordin/Alternativa

______________________________________________

 

Suzuka –

A origem de muitos dos problemas que as pessoas enfrentam pode estar na qualidade dos pensamentos que cultivam. A palestrante espírita Vania Mugnato de Vasconcelos veio do Brasil para participar do IX Simpósio Espírita realizado em Suzuka (Mie), no domingo (6), a qual abordou o tema sob diversos aspectos.

O encontro, porém, foi aberto por Alice Hatsumi Destefanis, do Grupo Espírita Amigos da Luz, de Suzuka, a qual fez um relato de como nasceu o movimento espírita no Japão, com a formação de um grupo que realizava o Evangelho no Lar em vários locais. Cada representante de outros grupos fez um relato das atividades que desenvolvem.

Adalberto Prado de Morais frisou que Alice é um das fundadoras da Associação dos Divulgadores do Espiritismo no Japão (ADE-JP), citando outras pessoas e grupos também. “Iniciamos esta associação porque há alguns anos não sabíamos onde ficavam as casas espíritas. A ADE se coloca à disposição dos dirigentes e trabalhadores dos grupos espíritas, realizando cursos, encontros. Trabalhamos para qualificar os trabalhadores das casas espíritas”, explicou Adalberto.

Na região de Kanto, a ADE tem registro de sete grupos espíritas, e em Tokai estão registrados oito grupos. Os simpósios vinham sendo realizados nestas duas áreas do Japão. Mas Adalberto esclareceu: “As casas espíritas não são competidoras umas das outras. Temos que ser parceiros, já que o nosso objetivo são as pessoas que precisam de ajuda. Não importa se você é espírita, católico, umbandista. Precisamos ajudar as pessoas”, assegurou Adalberto.

Adalberto aproveitou para avisar que o simpósio de Suzuka foi o penúltimo. O Simpósio veio cobrir o lugar do antigo Encontro de Confraternização do Movimento Espírita no Japão (Ecomej). Adalberto lembrou que o último Simpósio será realizado no ano que vem. Logo após, será criada a Federação Espírita do Japão que, entre outras coisas, organizará congressos.

 

PALESTRAS

Vania realizou três palestras no Simpósio Espírita, intituladas “Caso de Consciência”, “Reconheça os maus pensamentos” e “O Homem Espiritual: estamos conectados?”.

 

A palestra “Caso de Consciência” foi baseada em uma história transmitida pelo espírito que se identificou como Irmão X, cujo relato foi psicografado pelo médium Chico Xavier. No relato consta que uma pessoa se diz cansada da luta pelo bem devido às críticas severas que recebe de outros, o que a leva a pensar em buscar algum momento de repouso.

Irmão X responde que de fato cansaço é sofrimento e dos maiores. “Então ele relata alguns fatos ocorridos nos mundos das sombras, explicando como espíritos inferiores agem para desviar os trabalhadores da luz”, explica. No caso, uma espécie de líder daqueles espíritos verifica com seus subalternos o que cada um estava fazendo para prejudicar tais pessoas.

Um espírito das sombras conta que teve sucesso ao exagerar as pequenas depressões destes trabalhadores e colocá-los para dormir. Com isso, havia conseguido afastar 80 pessoas dos trabalhos espíritas, vítimas de abatimento e de muito sono. Irmão X então sugeriu ao trabalhador que o questionara a se cuidar melhor. Mas frisou o seguinte: “Ninguém, até hoje, conseguiu verificar realmente onde termina o cansaço e começa a preguiça”. Vania explica que Irmão X não se refere à depressão como uma preguiça, mas que muitas vezes os trabalhadores da luz se deixam levar pela preguiça.

Sobre “Reconheça os maus pensamentos”, Vania baseou suas falas em informações contidas no Livro dos Espíritos. “Embora sejamos intuídos por bons espíritos, muitas vezes nos deixamos levar pelos outros que são nossos desafetos, aqueles que querem impedir nossa evolução e do planeta”, alertou. Ela lembrou o que Jesus disse: “Vigiai e orai. Quem vigia controla os pensamentos. E ao orar, abre o coração para uma sintonia superior”, explica.

Vania cita uma passagem do Evangelho Segundo o Espiritismo: “Todo mau pensamento pode ter duas origens: a própria imperfeição da alma ou uma funesta influência que age sobre ela”. Esta influência, segundo Vania, se dá por meio de espíritos inferiores, que manipulam as pessoas influenciando os pensamentos destas.

“Porém, ele não conseguirá nos influenciar se não tivermos imperfeições”, acrescenta. Os espíritos protetores ajudarão, segundo Vania, mas dependerão das decisões tomadas pelas pessoas. E sugere: “Jamais estamos realmente sós, mas conectados a outros espíritos pela vibração, pelo pensamento e pela conduta. Reconheça seus maus-pensamentos, controle-os, e crie sintonia com quem deseja ajudar”.

Na terceira e última palestra, “O Homem Espiritual: Estamos conectados?”, Vania explicou que não se trata, obviamente, de conexão com a internet, mas com a própria alma, com o próximo, com a natureza e com Deus.

Ela exibiu um vídeo sobre a explicação que a ciência dá sobre os pensamentos. Ao dar atenção para algo, o cérebro da pessoa é ativado por cargas elétricas, as quais, quando se movimentam, dão origem a ondas eletromagnéticas que se propagam pelo ar. Ao mesmo tempo em que o ser humano está exposto a outros tipos de sinais emitidos no ar, como ondas de rádio, também está exposto a essas ondas de pensamentos.

Uma das perguntas do Livro dos Espíritos diz respeito a qual meio mais eficaz de se tornar melhor e resistir aos maus pensamentos. A resposta é: “Conhece-te a ti mesmo”, explica. “O conhecimento de nós mesmos nos ajudará a reconhecer nossas imperfeições e fazer com que melhoremos”, afirma.

“Nós somos falhos, imperfeitos, frágeis, mas somos também anjos em formação. Se formos considerar que fomos criados por Deus com todos os potenciais, estamos construindo asas para podermos nos elevar até a perfeição”, finalizou.

Fotos: Antônio Carlos Bordin/Alternativa
Vania Mugnato de Vasconcelos

 

Fonte: http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/76336/Simposio-Espirita-em-Mie-tem-dia-de-palestras-sobre-o-pensamento

 

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações