Espirituialidades e Sociedade



Notícias:

>    Centro Espírita – onde os fatos se concretizam!



Compartilhar
 

 

 

25/01/2017


A Presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE), Júlia Nezu Oliveira, no prefácio do livro "Centro Espírita. Prática espírita e cristã", de Antonio Cesar Perri Carvalho, comentou sobre o lançamento - abaixo trechos do prefácio:


Júlia Nezu Oliveira

 

Centro Espírita. Prática espírita e cristã [...] O autor fundamenta o conteúdo da obra nas suas vivências e observações obtidas ao longo de 52 anos de suas atividades no Movimento Espírita. [...] Essa bagagem de experiências o credencia a analisar o movimento espírita atual e apontar caminhos para o seu futuro, pois ele mesmo escreveu na sua obra, o movimento espírita tem por base o movimento espírita tem por base o Centro Espírita, onde os fatos se concretizam! Se a Doutrina é dos Espíritos, o Movimento Espírita é dos homens!

O livro está dividido em 6 capítulos: Antecedentes históricos; Fundamentos para a ação espírita; Cenário de Espíritas e de Centros Espíritas no país; Estudo Espírita; Prática Espírita; Difusão do Espiritismo e a União dos Espíritas. Importantes temas são abordados dentro de cada capítulo como se poderá ser visualizado no sumário.

Na Introdução do livro, escrita pelo próprio autor, relata a sua trajetória no movimento espírita desde a sua juventude, no Centro Espírita que é a base do Movimento, com visão de unir a partir do Estado de São Paulo, dentro da estrutura propiciada pela USE-SP, entendendo que há necessidade de apoiar os Centros Espíritas de diferentes partes do país levando em consideração que a maioria deles são simples e de porte pequeno a médio, que não possuem, e nem teriam condições de possuir uma estrutura organizacional mais complexa. O imprescindível, diz o autor, é que se abram espaços para ações de integração dos colaboradores e contando-se com uma visão de conjunto do próprio Centro Espírita.

O autor fundamenta suas reflexões, em textos do Novo Testamento, nos primitivos agrupamentos cristãos, nas Obras Básicas de Allan Kardec, e em obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier.

Outra questão que o autor desenvolve, muito oportuna, é o caráter cristão do Espiritismo, quando traz subsídios dos próprios textos contidos na codificação de Allan Kardec, como o item 350, Capítulo XXIX, de O Livro dos Médiuns:

Se o Espiritismo, conforme foi anunciado, tem que determinar a transformação da Humanidade, claro é que esse efeito ele só poderá produzir melhorando as massas, o que se verificará gradualmente, pouco a pouco, em consequência do aperfeiçoamento dos indivíduos. [...] A bandeira que desfraldamos bem alto é do Espiritismo cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a Humanidade.

 

Carvalho, Antonio Cesar Perri. Centro Espírita. Prática espírita e cristã. São Paulo: Ed. USE. 2016.

 


Lançamento em São Paulo. 02-10-2016

 

Fonte: http://grupochicoxavier.com.br/centro-espirita-onde-os-fatos-se-concretizam

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações