Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>    3º. Simpósio Medicina, Ciência e Espiritualidade - Viena, Áustria


Compartilhar
 

 

 

11/11/2016

 

3º. Simpósio Medicina, Ciência e Espiritualidade - Viena, Áustria

 

por Giovana Campos
Departamento de Comunicação/ AME-Santos
Tel: (13) 99111-6487
Email: ame.santos.sp@gmail.com

 

3º. Simpósio Medicina, Ciência e Espiritualidade: "Mudando paradigmas através da visão integral do Ser" realizado sábado, dia 22 de outubro de 2016 em Viena, Áustria.

 

Reunindo em torno de 50 participantes, um grande sucesso para as conservadoras terras austríacas e europeias, onde o Espiritismo é visto com relutância tanto pela comunidade médico-científica como pelo público em geral, o 3º. Simpósio Medicina, Ciência e Espiritualidade: mudando paradigmas através da visão integral do Ser, começa a marcar seu espaço na agenda vienense. Na audiência predominantemente austríaca, encontraram-se leigos, profissionais e estudantes de diversas disciplinas relacionadas a psicologia, biologia, medicina, física, engenharia, leigos espíritas e não-espíritas.

O Simpósio é organizado anualmente desde 2014 pela Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec (VAK - Verein für spiritistische Studien Allan Kardec) de Viena, em estreita colaboração com a AME International, pela iniciativa da Dra. Marlene Nobre. A partir deste ano, o evento conta também com a colaboração da UNESCO - Clube Viena. Três associações com um objetivo comum – promover o diálogo de temas que norteiam a vida na Terra sob o ponto de vista do Ser imortal, contribuindo para “criar condições propícias para um diálogo entre culturas e povos, fundamentado no respeito a no respeito a valores comuns”.

A temática deste ano incluiu o continuum da vida – a reencarnação – e o continuum mente-corpo físico, temas que envolveram a plateia, que avidamente questionou e deu colorido ao evento. Dr Jim Tucker, convidado especial do Simpósio, psiquiatra infantil e diretor da Divisão de Estudos da Percepção, na Universidade de Virginia (EUA), onde dá continuidade ao trabalho de Ian Stevenson com crianças que relatam memórias de vidas passadas, fez uma recapitulação das pesquisas do Dr Ian Stevenson e trouxe dois casos clínicos de crianças americanas, com memórias de vidas passadas.

Colaboradores da AME Internacional como Marcelo Saad (AME-São Paulo), Carlos Roberto de Souza Oliveira (AME Campina Grande), Roberta Medeiros (AME-São Paulo) e José Fernando Barbosa (AME-Cariri) trouxeram, respectivamente, a visão médico-espírita de temas como a interação mente-corpo, comunicação mente-cérebro-céula à luz da biologia molecular, neurofisiologia dos estados alterados de consciência, transtornos globais do desenvolvimento e psicoses infantis.

A ponte entre espiritualidade e ciência foi ainda colorida pela exibição da arte da austríaca Mathilde Hörer, com suas pinturas usando a cromatografia.

 

 

Fonte: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/05-11-2016.htm

 

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações