Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>   Grupo de maior referência nacional na área de espiritualidade e saúde, NUPES comemora dez anos


Compartilhar
 

 

 

29/08/2016

 

Como a espiritualidade de um paciente se relaciona com sua saúde? Como elaborar investigações científicas acerca de experiências espirituais? Qual o impacto desta área de estudo na comunidade e atividades científicas? Estas são questões que norteiam o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), criado há dez anos na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


Nossa meta foi trazer para Juiz de Fora um grupo de pesquisa que se tornasse uma referência pela qualidade de trabalho e presença marcante no cenário nacional e internacional”,
afirma o fundador do Nupes, Alexander Moreira-Almeida
(Foto: Aline Carvalho)

 

De caráter multidisciplinar, o grupo reúne alunos, professores e pesquisadores de áreas variadas, averiguando desde aspectos genéticos a psicológicos, passando por análises fenomenológicas e neurofisiológicas de objetos de estudo espirituais, além de abranger áreas além da medicina, como física, estatística, história, economia, jornalismo e literatura.

“Desde o princípio, nossa meta foi justamente trazer para Juiz de Fora um grupo de pesquisa que se tornasse uma referência pela qualidade de trabalho e presença marcante no cenário nacional e internacional”, avalia o professor e fundador do Nupes, Alexander Moreira-Almeida.

Atualmente, o grupo é considerado o principal nome no Brasil na área de pesquisas sobre espiritualidade e saúde, contando com mais de 80 artigos publicados em periódicos, mais de três mil citações no Google Acadêmico e parcerias com universidades como Oxford, na Inglaterra, e Aachen, na Alemanha.

Eventos comemorativos e convidado internacional

Este ano, o Núcleo promove uma série de cursos e conferências com o convidado internacional, o psicólogo alemão Harald Walach, diretor do Instituto de Estudos Transculturais em Saúde e professor de Metodologia de Pesquisa da Universidade Europeia Viadrina, localizada na Alemanha. As conferências acontecerão no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) na próxima semana, nos dias 29 e 31 de agosto de 2016, a partir das 19h, sob os temas “Espiritualidade: o Tabu do séc XXI” e “Terapias complementares e alternativas”. A entrada é gratuita e os eventos são abertas ao público geral, contando com tradução simultânea para das palestras para o português. Para saber mais sobre os demais cursos e workshops, com inscrições gratuitas e vagas limitadas, acesse este link.


Quebra de tabus

No fim do ano passado, a World Psychiatrist Association (WPA) aprovou um “position statement”, um documento oficial onde declara a importância de se incluir a espiritualidade no ensino, na pesquisa e na prática clínica em psiquiatria em todo o mundo. A produção e aprovação deste documento foi liderada pelo professor Alexander Moreira-Almeida, que também é o diretor da Seção de Espiritualidade e Psiquiatria da WPA.

Para Maria Inês Boechat, professora da área de Medicina e paciente em tratamento psiquiátrico bem sucedido de um quadro de depressão, ainda existe um preconceito acerca da área de espiritualidade e sobre sua relação com doenças como a depressão.

“Aprendi que existe saúde física, mental e espiritual”, afirma.

“Voltei a rezar pela ciência. Pedi evidências científicas de que funciona, e acreditei, primeiro, cientificamente. Hoje, posso dizer que mudou minha vida. Não acredito em uma espiritualidade sem atitude ou sem piedade com as pessoas. Construí em mim uma igreja interna e continuo praticando até hoje, já que é um processo contínuo com a minha própria saúde.”

 

Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade em Saúde

(32) 2102-3848 (Programa de Pós-Graduação em Saúde – UFJF)

TV Nupes

 



Fonte: http://www.ufjf.br/noticias/2016/08/26/considerado-grupo-de-maior-referencia-nacional-na-area-de-espiritualidade-e-saude-nupes-comemora-dez-anos/

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações