Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>   Perspectivas Contemporâneas da Reencarnação - lançamento


Compartilhar
 

 

 

12/08/2016

 

A CEPABrasil - Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA e o CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentação
Espírita apresentam o livro PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA REENCARNAÇÃO

 

Organizadores: Ademar Arthur Chioro dos Reis e Ricardo de Morais Nunes

 

Este livro é destinado não apenas aos espíritas ou aos espiritualistas reencarnacionistas, mas a todos aqueles
que se inquietam e procuram respostas mais profundas sobre a existência.

Não se destina apenas ao chamado movimento espírita, mas a todos aqueles que possuem vocação filosófica, a qual
se traduz em um permanente estado de espanto e admiração pelo problema do ser, do homem e do mundo.”


O lançamento foi no dia 12 de agosto de 2016

CEPABrasil e CPDoc convidam para o lançamento do livro
“PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA REENCARNAÇÃO”
Organizadores: Ademar Arthur Chioro dos Reis e Ricardo de Morais Nunes
Horário: das 18:30 às 21:30hs
Local: Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 509 – Bela Vista – São Paulo

Segue um breve texto sobre o livro:

"A reencarnação tem sido abordada ao longo da história pela religião, pela filosofia e, mais recentemente, pela pesquisa científica. De Pitágoras a Ian Stevenson, a tese da reencarnação tem atravessado a história, gerando convicções profundas e também ceticismos.

Seja você, caro leitor, favorável ou não à chamada hipótese da reencarnação ou lei palingenésica, como também é conhecida a teoria das vidas sucessivas, uma coisa não pode ser ignorada: trata-se de assunto extremamente relevante para a humanidade, pois sendo a reencarnação uma realidade, existem implicações diversas na existência do homem no mundo, de caráter existencial, psicológico, social, biológico etc.

Por isso, este livro é destinado não apenas aos espíritas ou aos espiritualistas reencarnacionistas, mas a todos aqueles que se inquietam e procuram respostas mais profundas sobre a existência. Não se destina apenas ao chamado movimento espírita, mas a todos que possuem vocação filosófica, a qual se traduz em um permanente estado de espanto e admiração pelo problema do ser, do homem e do mundo.

Este livro, produzido por pesquisadores e estudiosos* do tema oriundos do Brasil Argentina, Venezuela e Estados Unidos, contém uma coletânea dos principais trabalhos originalmente apresentados no XXI Congresso Espírita Pan-americano, promovido pela Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA), realizado em Santos-SP (Brasil), em 2012, que teve como tema central as Perspectivas Contemporâneas da Teoria Espírita da Reencarnação.

Apresenta a reencarnação como uma lei natural, libertadora e emancipadora para o espírito, a partir de uma abordagem absolutamente original. Pautada numa visão laica, livre-pensadora e progressista, trata das vidas sucessivas a partir de um olhar crítico, desprovido das dimensões de castigo e culpa, utilizadas equivocadamente para justificar toda e qualquer forma de miséria, desigualdade social e tragédias humanas (individuais e coletivas)".


* Entre os autores destacam-se professores vinculados à Poli-USP, ITA, Unifesp e Universidade Central da Venezuela, além de pensadores com sólida formação em suas áreas de atuação, todos vinculados ao espiritismo laico e livre-pensador.


ADEMAR ARTHUR CHIORO DOS REIS (organizador)

Médico sanitarista e professor adjunto da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), da Universidade Santa Cecília e da Universidade Metropolitana de Santos. Mestre em Saúde Coletiva (Unicamp) e Doutor em Ciências da Saúde (Unifesp). Foi secretário de saúde de São Vicente, de São Bernardo do Campo e Ministro de Estado da Saúde. Orador e dirigente espírita. É membro do Centro Espírita Allan Kardec (Santos-SP) e do Centro de Pesquisas e Documentação Espírita (CPDoc). Foi vice-presidente da Confederação Espírita Pan-americana (CEPA) de 2000 a 2012. Autor de: “Magnetismo, Vitalismo e o Pensamento de Kardec”, “Mecanismos da Mediunidade – o processo de comunicação mediúnica” e co-autor de “A CEPA e a Atualização do Espiritismo”. Presidiu a Comissão Organizadora do XXI Congresso Espírita Pan-Americano (2012).


ALEJANDRO MARTIN RUIZ DIAZ

Médico psiquiatra. Foi diretor do hospital psiquiátrico Emilio Myra y López, na Província de Santa Fé, Argentina. Exerceu a vice-presidência da CEPA no período de 1993 a 1996 e atuou por vários anos em seu Comitê para Estudos Científicos. Foi vice-presidente do Conselho de Relações Espírita Argentino (CREAR). Realizou mais de 300 palestras sobre temas espíritas, sociais e de saúde mental no Chile, Colômbia, Venezuela, Porto Rico e Brasil. Atualmente participa da Sociedad Espiritismo Verdadero, de Rafaela, Argentina.

BRUTUS ABEL FRATUCE PIMENTEL

Doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É professor da Divisão de Ciências Fundamentais do Instituto Tecnológico deAeronáutica (ITA). Atua nas seguintes áreas: Epistemologia e Filosofia da Ciência; Semiótica e Filosofia da Linguagem; Filosofia da Religião; Filosofia Francesa (séculos XIX e XX)

EUGENIO LARA

Arquiteto e designer gráfico. Membro-fundador do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc). Fundou com o jornalista José Rodrigues o site PENSE- Pensamento Social Espírita, voltado para as questões sociais à luz do Espiritismo. Orador espírita e colaborador dos periódicos Abertura – Jornal de Cultura Espírita de Santos, SP e Opinião, do Rio Grande do Sul. Publicou em edição digital os seguintes títulos: “Racismo e Espiritismo”; “Milenarismo e Espiritismo”; “Amélie Boudet, uma mulher de verdade - Ensaio biográfico”; “Conceito Espírita de Evolução”; “História ilustrada do Espiritismo no Brasil” e os “Celtas e o Espiritismo”. Lançou recentemente a obra “Breve Ensaio sobre o Humanismo Espírita”.

FÉLIX JOSÉ VEGA ORTEGA

Médico veterinário. Mestre e doutor em Ciências Veterinárias, com pós-graduação na Universidade do Estado de Ohio, em Columbo (EUA). Tem sua vida profissional ligada à Universidade Central da Venezuela, sendo diretor do Instituto de Medicina Veterinária e Cirurgia e membro do Conselho da Faculdade. Coordena o programa de pós-graduação em medicina veterinária e é professor da cadeira de fisiologia do animal. É membro ativo do Movimento de Cultura Espírita (CIMA), da Venezuela.

GUSTAVOMOLFINO

Engenheiro agrônomo e coordenador da Comissão de responsabilidade social empresarial do Centro Comercial e Industrial de Rafaela e Região (Argentina), entidade adesa à iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas. É membro do grupo de estudos mediúnicos da Sociedad Espiritismo Verdadero, em Rafaela. Pós-graduado em Administração de empresas IAE. Membro do Conselho Executivo da Confederação Espírita Pan-Americana – (CEPA).

HOMERO WARD DA ROSA

Bacharel em Direito e Licenciado em Filosofia. Delegado da CEPA. Atualmente é o presidente da Sociedade Espírita Casa da Prece, em Pelotas (RS). É também o atual presidente da CEPABrasil – Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA.

JACI REGIS

Psicólogo, jornalista e economista. Fundou a Mocidade Espírita Estudantes da Verdade e foi presidente do Centro Espírita Allan Kardec e da entidade assistencial Lar Veneranda, de Santos-SP. Fundador e presidente do Instituto Cultural Kardecista de Santos. Fundador e diretor do Jornal de Cultura Espírita Abertura. Criador do Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita. Conferencista e escritor espírita, autor de: “A mulher na dimensão espírita” (co-autor); “Amor, Casamento e Família”; “Uma nova visão do homem e do mundo”; “Comportamento espírita”; “Caminhos da liberdade”, “Muralhas do passado”, “Introdução à Doutrina Kardecista”; “A delicada questão do sexo e do amor”; “Novas ideias - textos reescritos”; “Doutrina Kardecista - modelo conceitual”; “Novo pensar: Deus, homem e mundo”. Faleceu em 13/12/2010.

JOSÉ RODRIGUES

Economista e jornalista, com atuação destacada em jornais e revistas brasileiras. Especialista em assuntos portuários e café. Ganhador do prêmio Esso de Jornalismo, em 1971. Foi assessor de comunicação da Associação Comercial de Santos e coordenador para Assuntos Portuários da Prefeitura de Santos. Participou ativamente da Mocidade Espírita Estudantes da Verdade e era membro do Centro Espírita Allan Kardec, de Santos. Atuou por décadas no Lar Veneranda e como redator dos jornais Espiritismo e Unificação e Abertura. É co- fundador do site Pense - Pensamento Social Espírita. Traduziu “Espiritismo Dialético”, de Manuel S. Porteiro. Fundou e dirigiu a Ação de Recuperação Social (ARS), em Santos. Faleceu em 10/02/2010.

MAURO DE MESQUITA SPÍNOLA

Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Mestre, Doutor e Livre-docente em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor e pesquisador da Escola Politécnica da USP. É presidente da Fundação Vanzolini. Diretor do Centro de Estudos Espíritas José Herculano Pires (São Paulo-SP). Membro do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc). Participa do programa radiofônico “Momento espírita”, da Rádio Boa Nova, de Guarulhos/SP. Autor do livro: “Centro Espírita: Uma revisão estrutural”. Atualmente é o 2º Vice-Presidente do Conselho Executivo da CEPA.


MILTON RUBENS MEDRAN MOREIRA

Advogado e jornalista. Foi radialista, promotor de justiça e professor de direito processual no Rio Grande do Sul. Articulista dos jornais Zero Hora, Diário Gaúcho e Correio do Povo, de Porto Alegre. Foi secretário e diretor de difusão da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, dirigindo a revista A Reencarnação (1983 a 1988). É dirigente do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre (CCEPA) e editor do jornal Opinião. Articulista do jornal Abertura, de Santos. Conferencista espírita internacional. Autor dos livros: “Se todos fossem iguais…”; “O Espírito de um novo tempo ou um novo tempo para o espírito”; “Direito e Justiça - Um olhar Espírita” e co-autor do livro “A CEPA e a atualização do Espiritismo. Traduziu para o português “A história da Parapsicologia”, de Jon Aizpúrua. Foi presidente da CEPA por dois mandatos, de 2000 a 2008.

RAÚL HORACIO DRUBICH

Escritor, investigador e conferencista de temas relacionados ao Espiritismo e à fenomenología paranormal e mediúnica. Tem participado de vários eventos no Brasil e na Argentina. Autor do livro “Curaciones energéticas: Investigaciones em el limite de lo visible (2009); co-autor junto com Alicia Ristorto dos livros “La otra mirada, diálogos com los espíritus” (2010) e “Espíritus que han partido, historias y reflexiones acerca de la vida después de la muerte” (2013) . Em 1986, na Conferência Regional da CEPA, realizada na cidade de Foz do Iguaçu, Brasil, apresentou seu primeiro trabalho de investigação e desde então colabora ininterruptamente com a CEPA.

 

RICARDO DE MORAIS NUNES (Organizador)

Servidor público. Bacharel em Direito e licenciado em Filosofia. Foi dirigente do Centro Espírita Maria Emília da Motta Ferreira, na cidade do Guarujá (SP). É co-fundador do GrupoEspírita Léon Denis, também em Guarujá e delegado da CEPA. Expositor espírita. Articulista do jornal de cultura espírita Abertura e presidente do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc). Atualmente participa do Centro Espírita Allan Kardec, de Santos. Coordenou a Comissão de Estudos e Temário do XXI Congresso Espírita Pan-Americano.


YVONNE CRESPO LIMOGES

Nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque (EUA), em família espírita. Fundadora da Sociedade Espírita da Flórida, da qual é diretora. Editou e publicou, em 2006, a clássica obra “Memórias do Padre Germano”, copiada e comentada por Amalia Domingo Soler, cujo original em espanhol fora traduzido para o inglês por seu pai, Edgar Crespo. Em 2007, editou e publicou outra tradução de Edgar Crespo – “Um guia prático para o Espírita”, de Miguel Vives. Durante o período de 2006-2009 fez parte do Comitê de Publicações e do Conselho de Administração da Academia de Espiritualidade e Estudos Paranormais dos EUA. Liderou a equipe de tradução para o inglês da obra “Fundamentos do Espiritismo”, de Jon Aizpúrua, publicada nos Estados Unidos da América em 2013.


VITAL CRUVINEL FERREIRA

Engenheiro da computação e mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Autor do blog decodificando o Livro dos Espíritos. Membro da Associação Caminhos para o Espiritismo. Foi secretário da CEPABrasil e é administrador da lista de debates da CEPA.

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações