Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>     Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar um novo artigo - "Pitágoras, um precursor do Espiritismo: análise do pensamento pitagórico por Herculano Pires e Léon Denis", de Leonardo Marmo Moreira


Compartilhar
 

 

 

20/07/2016

 

por Alexandre F. Fonseca

 

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Pitágoras, um precursor do Espiritismo: análise do pensamento pitagórico por Herculano Pires e Léon Denis", de autoria de Leonardo M. Moreira.


Pitágoras, que é muito conhecido por um teorema matemático que leva seu nome, defendia inúmeras ideias muito interessantes a respeito da vida e do universo. O artigo do Leonardo apresenta as semelhanças entre algumas das ideias de Pitágoras e os conceitos espíritas, bem como ressalta que essa percepção já havia sido feita e destacada por estudiosos espíritas consagrados como Léon Denis e Herculano Pires. Embora algumas das ideias pitagóricas não sejam as mesmas que aprendemos com o Espiritismo, é digno de nota saber que ideias espiritualistas já eram ensinadas a mais de 2500 anos atrás!


O artigo de Leonardo também tem um aspecto muito interessante. Ele re-abre uma área de estudo que poderíamos dizer que começou com o próprio Kardec ao estudar Sócrates e Platão como precursores do Espiritismo, qual seja a da análise das semelhanças e diferenças entre os pensamentos dos antigos filósofos e o Espiritismo. Existiriam outros precursores das ideias cristãs ou espíritas? Esperamos que o artigo do Leonardo possa estimular outros estudos nesse sentido.


O link de acesso (sempre gratuito) ao artigo do Leonardo é:
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-4---2016/resumo---art-n-010203

Uma vez aberto este link, clique em "PDF" e siga as intruções para ler no próprio browser ou baixar o arquivo para ler em seu computador, tablet ou celular.


Agradecemos a atenção!

Um abraço fraterno,
Alexandre F. da Fonseca


RESUMO:

Pitágoras e/ou o pensamento pitagórico constituem referências indiscutíveis para a evolução intelecto-moral do Ocidente e de toda a humanidade. É muito provável que o pensamento pitagórico tenha exercido significativa influência sobre as ideias de Sócrates e Platão. Dessa forma, considerando que o próprio codificador do Espiritismo, Allan Kardec, analisou e discutiu, com grande ênfase, os pensamentos de Sócrates e Platão, caracterizando-os como precursores do Espiritismo, é possível sugerir que Pitágoras e/ou os conceitos pitagóricos constituíram igualmente um antecessor da “Doutrina dos Espíritos”. De fato, ideias como imortalidade da alma, reencarnação, necessidade de esforço intelectual para evoluir, parcimônia no uso dos bens materiais e solidariedade em comunidade eram alguns dos vários princípios pitagóricos que podem ser correlacionados com os princípios doutrinários do Espiritismo. Análises focadas sobre o pensamento pitagórico por parte de Herculano Pires e Léon Denis, dois dos maiores filósofos do Espiritismo, as quais respaldam Pitágoras como precursor da Doutrina Espírita, são discutidas.

 

veja mais em: https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações