Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>     Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar um novo artigo - "Problemas metodológicos na pesquisa da reencarnação: o caso Ruprecht Schulz", de Ademir Xavier Jr.


Compartilhar
 

 

 

20/07/2016

 

por Alexandre F. Fonseca

 

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar um novo artigo na sua Seção de Artigos Reproduzidos. O artigo "Problemas metodológicos na pesquisa da reencarnação: o caso Ruprecht Schulz", de Ademir Xavier Jr. é uma versão extendida de um artigo publicado no Blog "A Era do Espírito". O resumo do artigo segue ao final desta página.

O artigo é muito oportuno e nos apresenta um importante alerta com relação a interpretações que mesmo alguns pesquisadores de renome no tema "reencarnação", como foi o Dr. Ian Stevenson (1918 - 2007), podem fazer de alguns casos estudados. Xavier, neste artigo, analisa um caso estudado por Stevenson que foi considerado como um caso de reencarnação cuja descrição, porém, esbarra em algumas dificuldades que só o estudioso do Espiritismo é capaz de perceber! Esse estudo de Xavier mostra a importância de valorizarmos o Espiritismo em seu aspecto científico, como teoria capaz de explicar de modo bem mais adequado um fenômeno psíquico que parecia um caso de reencarnação, mas que não poderia ser por razões bem explicadas no artigo.

 



O link de acesso (sempre gratuito) ao artigo é: https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-4---2016/resumo---art-n-010301
Após clicar no link acima, clique em "PDF". Daí siga as instruções para ler o artigo no seu próprio browser, ou fazer o download do artigo para o seu computador, tablet ou celular.

Se achou interessante ajude a divulgar, por favor. Caso não queira mais receber emails do JEE com notícias de novas publicações, por favor, nos responda solicitando que retire seu endereço da nossa lista. Caso conheça pessoas que possam ter interesse em receber notícias sobre novas publicações, peçam por favor para que entrem em contato com o editor através do endereço: jestudosespiritas@gmail.com solicitando o cadastro do email.

Em caso de dúvidas, nos escreva.

Um abraço fraterno,
Alexandre F. Fonseca


RESUMO:

Neste trabalho discute-se brevemente as dificuldades inerentes da pesquisa da reencarnação diante da perspectiva espírita. Além da proposta feita pelos Espíritos em O Livro dos Espíritos, são duas as fontes fenomenológicas usadas por pesquisadores para a validação da reencarnação: relatos infantis e testemunho de adultos via regressão hipnótica ou afirmações de vigília. Ilustramos aqui os problemas envolvidos nessa pesquisa com o famoso caso Ruprecht Schulz, que foi considerado por Ian Stevenson um exemplo “forte” de reencarnação, mas que apresenta inúmeros problemas na interpretação das evidências apresentadas pelo sujeito. Tais problemas são causados tanto pela inexistência de um teoria da mente como por falhas na apreciação da fenomenologia mental, capazes de explicar a origem dos relatos, em particular, a gênese de percepções anômalas, a potencial confusão feita por pesquisadores entre manifestações mediúnicas e memórias de vidas anteriores. Longe de se apresentar como um exemplo que contraria detalhes do mecanismo reencarnatório como proposto pelos Espíritos, o caso na verdade expõe as limitações a que estão sujeitos os que pretendem pesquisar reencarnação sem a devida atenção a questões como mediunidade e influência dos Espíritos na vida dos encarnados.

 

veja mais em: https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações