Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>    Jacira Jacinto da Silva eleita presidente da CEPA - Confederação Espírita Pan-Americana


Compartilhar
 

 

 

25/06/2016

 

Jacira Jacinto da Silva eleita presidente da CEPA Internacional. Rosário, Argentina.


CEPA agora é internacional

Em histórico Congresso realizado na cidade argentina de Rosário, a Confederação Espírita Pan-Americana passou a denominar-se CEPA - Associação Espírita Internacional e elegeu a brasileira Jacira Jacinto da Silva sua presidente para o próximo quatriênio.

Consolida-se o caráter livre pensador da CEPA

O XXII Congresso da CEPA (25 a 28 de maio de 2016) marcou o 70º aniversário de fundação da instituição, nascida justamente em um Congresso Espírita, promovido pela Confederação Espírita Argentina, em Buenos Aires, no ano de 1946.

A efeméride foi celebrada em um painel do qual participaram Dante López (presidente: 2008/2016), Milton Medran Moreira (presidente: 2000/2008), Mario Molfino (filho do ex-presidente Romeu Molfino, gestão 1972/1975) e Gustavo Culzoni (filho do ex-presidente Hermas Culzoni, gestão 1975/1990).

A retrospectiva enfocou as diversas fases vividas pela CEPA, desde o sonho inicial de unir o espiritismo das Américas até a definição atual, incrementada na gestão Jon Aizpúrua (1993/2000), de conferir à instituição fortes características laicas, livre- pensadoras e progressistas, tendo por base o pensamento de Allan Kardec, e, por isso, genuinamente kardecistas.

Com esse perfil, agora plenamente consolidado, a CEPA – Associação Espírita Internacional passa a congregar não apenas instituições, mas também pessoas que tenham essa visão de espiritismo. Sua abrangência deixa de ser pan-americana para tornar-se internacional, atendendo, assim, reivindicação do segmento laico e livre-pensador da Europa.


Jacira, a nova presidente

 

A Assembleia Geral, que antecedeu a abertura do Congresso, elegeu para o cargo de presidente para os próximos quatro anos, a juíza de Direito brasileira, Jacira Jacinto da Silva (São Paulo/SP).

Em emocionado discurso de posse, compartilhado de breve intervenção de seu esposo, Mauro de Mesquita Spínola (que desempenhará as funções de Diretor Administrativo), Jacira destacou a eficiente gestão de seu antecessor, Dante López, que, juntamente com Mónica, sua esposa, “não poderiam ter dado mais do que deram à CEPA”. Registrou, igualmente, seu reconhecimento às administrações anteriores de Jon Aizpúrua e Milton Medran (com sua esposa Sílvia), em cujas gestões ela aprendeu a admirar o pensamento livre e progressista da CEPA, a par de conhecer e compartilhar amizades com gente da melhor qualidade, de diferentes partes do mundo.

Apresentou seu plano de atividades, onde o desafio de desenvolver o espiritismo laico, livre pensador, progressista e kardecista, passa a ter mais ampla dimensão, exigindo a implementação de um processo de regionalização, a ser compartilhado com seus vice-presidentes.


Fonte: Do jornal Opinião - http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/21-06-2016.htm

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações