Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>    O Espiritismo e suas perspectivas culturais na sociedade brasileira - Grupo de Trabalho no II Simpósio Internacional da Associação Brasileira de História das Religiões


Compartilhar
 

 

 

25/03/2016

 

O Prof. Marcelo Freitas Gil, autor do livro "O movimento espírita pelotense e suas raízes sócio-históricas e culturais" está coordenando um grupo de trabalhos para o II Simpósio Internacional da Associação Brasileira de História das Religiões. Ele fez uma parceria com nosso colega de Lihpe (Liga de Pesquisadores do Espiritismo), José Roberto Dias.

 

O Prof. Marcelo Freitas Gil, autor do livro "O movimento espírita pelotense e suas raízes sócio-históricas e culturais está coordenando um grupo de trabalhos para o II Simpósio Internacional da Associação Brasileira de História das Religiões. Ele fez uma parceria com nosso colega de Lihpe, José Roberto Dias.

O evento acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, nos dias 25 a 29 de julho. O título do GT é "O Espiritismo e suas perspectivas culturais na sociedade brasileira".

Marcelo convida os pesquisadores que tenham trabalhos dentro deste tema para submeter ao evento. A página do evento é: http://www.simposio.abhr.org.br/site/capa


Haverá 3 Grupos de Trabalho com foco de estudo voltado ao Espiritismo:

GT 26 - Espiritismo e suas perspectivas culturais na sociedade brasileira
Coordenação
PhD José Roberto de Lima Dias, FURG e Dr. Marcelo Freitas Gil, IFRS
Comentários
PhD Larissa Camacho Carvalho, UCS e Dr. Vinícius Lima Lousada, IFRS
Resumo: O objetivo deste GT é reunir pesquisadores que trabalhem, a partir de diferentes abordagens e metodologias, com as relações estabelecidas entre o Espiritismo, a cultura e a sociedade brasileira. O Espiritismo surgiu na França em 1857 com a publicação de O Livro dos Espíritos, organizado pelo pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, que adotou o pseudônimo de Allan Kardec. No Brasil a Doutrina Espírita inseriu-se a partir da década de 1860, através de setores letrados da população do Rio de Janeiro, rapidamente espalhando-se por todo o país. Atualmente o Espiritismo possui milhões de adeptos e simpatizantes no Brasil, além de movimentar uma considerável indústria editorial, mantendo constante interlocução com diversos setores da cultura e da sociedade brasileira, o que vem gerando diferentes análises no campo das Ciências Sociais e Humanas. Assim, este GT se propõe a ser um espaço de discussão acerca de tais investigações, acolhendo propostas de comunicações que discutam essa temática.
- http://www.simposio.abhr.org.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=71

GT 07 - As relações do espiritismo kardequiano na França e no Brasil
Coordenação
Doutoranda Adriana Gomes, UERJ e Doutorando Marcelo Gulão Pimentel, UERJ
Comentários
Aguardando comentador/a/e
Resumo: A proposta do GT é trazer para discussão as relações do espiritismo Kardequiano,que surgiu na França em meados do século XIX em seus múltiplos matizes (científico, filosófico e religioso) - a partir das investigações de Allan Kardec - e como ocorreram os seus desdobramentos no Brasil e sua inter-relação com outras religiosidades em meio à transposição de suas concepções às especificidades religiosas do país.
Objetivamos contextualizar o espiritismo às diferentes correntes filosóficas em voga no século XIX:Positivismo,Evolucionismo,Romantismo,Socialismo Utópico,entre outros,que promoveram ingerências na elaboração da Doutrina Espírita na Europa, além de promovermos discussões acerca das investigações sobre os fenômenos mediúnicos no século XIX e XX, que mobilizaram diversos agentes sociais, entre eles: médicos, cientistas e intelectuais, tanto na Europa quanto no Brasil, que culminaram em uma série de interpelações que ultrapassaram o campo religioso para o campo político e jurídico.
- http://www.simposio.abhr.org.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=106

GT 49 - O espiritismo como objeto de pesquisa: história, memória e cultura
Coordenação
Dr. André Victor Cavalcanti Seal da Cunha, UERN e Dra. Karlla Christine Araújo, UERN
Comentários
Dr. Augusto César Dias de Araujo, IFPB
Resumo: Este GT se propõe a aglutinar trabalhos que adotem o Espiritismo como objeto de estudos acadêmicos. Interessa-nos primordialmente a literatura espírita brasileira, bem como estudos dos textos-fonte da tradição espírita [Allan Kardec e teóricos do Espiritismo]. O Espiritismo nele será abordado como fenômeno cultural. Como tal, as obras psicografadas são compreendidas dentro da complexidade de seu circuito, não sendo dissociados os âmbitos do texto e do suporte que lhe confere materialidade, os aspectos relacionados à produção da recepção e da apropriação dos livros. Considera-se que esta produção literária representa um fenômeno cultural, religioso e editorial ainda pouco estudado. É sob tal perspectiva que o GT procura fomentar pesquisas sobre o Espiritismo que articulem abordagens como a História cultural e os Estudos culturais.
- http://www.simposio.abhr.org.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=82


Conforme o site do evento:

Prezadas pessoas, a Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) oferece a todas suas melhores boas-vindas ao nosso II Simpósio Internacional de História das Religiões / XV Simpósio Nacional de História das Religiões / II Simpósio Sul de História das Religiões.

O evento será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, Santa Catarina, entre 25 e 28 de julho, com Pós-Evento em 29 de julho, e as inscrições estão abertas.

O tema do Simpósio é História, Gênero e Religião: Violências e Direitos Humanos, e estamos recebendo propostas de atividades acadêmicas / não-confessionais sobre quaisquer assuntos envolvendo o fenômeno religioso e suas interfaces.

Propostas de Comunicações Orais em GTs e Apresentação de Pôsteres em GTs serão recebidas até 10 de abril.
Propostas de Minicursos, Oficinas, atividades artísticas para o Fazendo Arte e Lançamento de Publicações serão recebidas até 10 de abril.
Até junho receberemos propostas de apoios e patrocínios de instituições acadêmicas (Programas de graduação e pós, grupos e laboratórios de pesquisa, dentre outros), de editoras e de empresas. Apoie este evento!

A ABHR estimula vivamente a que todas as pessoas se associem e colaborem dinâmica e efetivamente com a Associação. Abraço cordial e nos vemos no fim de julho de 2016, em Floripa!

 

A lista de todos os Grupos de Trabalho já aprovados:
> http://www.simposio.abhr.org.br/simposio/public

 

No link abaixo a Programação completa:
> http://www.simposio.abhr.org.br/programacao

 

Fonte: https://www.facebook.com/LihpeLigaDePesquisadoresDoEspiritismo/photos/a.287350208077567.1073741827.287328684746386/854287084717207/?type=3&theater

 

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações