Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>    Explicando conceitos espíritas no livro "Mecanismos da Mediunidade"


Compartilhar
 

 

 

08/02/2016

 

O físico e professor da Unicamp Alexandre Fontes da Fonseca informou a publicação do primeiro artigo regular deste ano no Jornal de Estudos Espíritas (JEE), de sua autoria, intitulado "Explicando conceitos espíritas em Mecanismos da Mediunidade parte I: analogia com raios gama".

O artigo traz importantes esclarecimentos sobre alguns comentários de André Luiz quando compara a emissão de pensamentos de Espíritos elevados à emissão de radiação chamada de "gama" oriunda de núcleos radioativos da matéria.

 



O que significa essa comparação? Por que ela é importante? Qual o aprendizado de natureza moral ou doutrinário por trás dessa comparação? Como André Luiz usa conceitos de Física nessa obra, essas questões são explicadas em linguagem simples e acessível ao Leitor leigo em Física e Ciência. O principal objetivo do artigo é entender a importância moral dessa comparação feita por André Luiz.

O artigo também apresenta algumas análises interessantes como o que seriam os mecanismos da mediunidade segundo a Doutrina Espírita, e se os pensamentos poderiam ser de natureza eletromagnética, o valor relativo das obras de divulgação científica, etc.

Abaixo segue o resumo do artigo:

 

Resumo:

A obra Mecanismos da Mediunidade é de difícil entendimento por utilizar conceitos complexos da área de Física na elucidação de algumas questões envolvendo os mecanismos do fenômeno da mediunidade. Mesmo tendo tomado o cuidado de usar esses conceitos de modo leigo, o pouco conhecimento técnico e científico dos espíritas sobre a Física impede a percepção do alcance moral de certas afirmações feitas por André, como aquela que será analisada aqui em que ele compara a emanação fluídica de seres espirituais elevados com a emissão de raios gama dos núcleos de elementos radioativos da matéria.

Neste artigo, complementaremos as explicações de André Luiz sobre o processo de emissão de radiação eletromagnética dos átomos de modo que a comparação acima se torne clara ao leitor leigo em Física. Mostraremos que a lógica de se comparar a emissão de raios gama por núcleos de elementos radioativos com a vibração de Espíritos muito elevados permite entender a importância da transformação moral no fenômeno de emissão de fluidos e radiações espirituais, evidenciando que só o amor cristão e profundo pelos semelhantes aliado à prática da caridade são capazes de produzir vibrações de altíssima elevação.

__________

 

O artigo pode ser acessado gratuitamente, lido através do browser ou baixado para o seu computador através do link: https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-4---2016/resumo---art-n-010201

Ao clicar em "PDF", uma nova janela do browser deverá se abrir e basta seguir as instruções para ler o artigo ou baixá-lo.

Se você achar que o artigo é interessante para mais pessoas, por favor, divulgue o link.
Se souber de pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações, e peça-os para enviarem um email para jestudosespiritas@gmail.com solicitando cadastro

Jornal de Estudos Espíritas
https://sites.google.com/site/jeespiritas/

Se tiver interesse, conheça o projeto do JEE navegando pelo site.

Fonte: https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-4---2016/resumo---art-n-010201

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações