Espirituialidades e Sociedade



Notícias:

>   Nota sobre o falecimento do ex-presidente da USE Antonio Schiliró

Compartilhar
 

 

 

04/12/2015

 

Nota sobre o falecimento do ex-presidente da USE Antonio Schiliró

 

Por Antonio Cesar Perri de Carvalho – Ex-presidente da USE-SP e da FEB.

 


Antonio Schiliró (1917-2015)

 

Desencarnou no dia 2/12/2015 em São Paulo, Antonio Schiliró, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério da Vila Mariana, na mesma cidade. Contava 98 anos de idade.

Schiliró teve marcante atuação no movimento espírita paulista, tendo sido presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (1982-1986), como culminância de suas atuações no Conselho Metropolitano (depois USE Capital), como secretário geral da USE-SP, durante muitos anos.

Iniciou suas atividades espíritas aos vinte anos de idade, frequentando um grupo familiar que depois se chamou Centro Espírita Obra da Fé, Jesus, Maria e José, na capital paulista. Integrou-se ao trabalho de unificação junto à USE por volta de 1970. Passou a integrar a diretoria da USE-SP desde 1972, como 2º Secretário e como secretário geral (de 1974 a 1982).

Durante sua presidência na USE-SP destacam-se: revivificação de Campanhas: Evangelho no Lar, Comece pelo Começo e lançamento da Campanha Integração da Família; estímulo ao estudo das Obras Básicas de Kardec; preparação de um “kit” de documentos relevantes para a orientação doutrinária, para doação e campanhas juntos aos Órgãos da USE e de apoio aos centros espíritas; a USE conseguiu a Declaração de Utilidade Pública Municipal e Estadual; aquisição de imóvel para a sede da USE (em Santana); instituição do dia 5 de junho como o “dia da USE” (data de fundação da USE); foram efetivados eventos como a comemoração dos 30 anos do jornal “Unificação” (atualmente “Dirigente Espírita”), eventos “Compositores do Além” e sobre a Paz. Participou de muitos eventos em todo o Estado de São Paulo e houve o início dos preparativos para o 7º Congresso Espírita de São Paulo (concretizado em 1987).

Em São Paulo e no Conselho Federativo Nacional da FEB, onde representou a USE durante sua gestão, sempre defendeu posições doutrinárias bem firmes, valorizando a Codificação Kardequiana e se antepondo firmemente a interpretações que colidiam com as obras de Kardec. Tinha como preocupação a organização e a dinamização de atividades doutrinárias.
 
Ao deixar a presidência da USE-SP esteve presente e colaborou com vários eventos e comemorações da Entidade, mas se dedicou juntamente com sua esposa Lélia a uma Creche na capital.

A esposa antecedeu-o no retorno à pátria espiritual, há poucos anos. O casal tem vários descendentes.

Na vida profissional era economista por formação, tendo atuado e se aposentado na área bancária.

Conhecemos Schiliró no Conselho Deliberativo Estadual da USE, ainda nos anos 1970, e convivemos com ele durante a gestão de Nestor João Masotti e depois na sua própria gestão como presidente da USE-SP. Ainda atuando em Araçatuba (SP), recepcionamos várias vezes o companheiro em atividades de unificação. Compusemos a diretoria da USE que o sucedeu em 1986. Nos anos seguintes tivemos a alegria de reencontrá-lo em vários eventos do movimento espírita paulista e, principalmente, no “dia da USE”. Schiliró sempre cortês e simpático.

Dois lembretes de curiosidade: nas comemorações do “dia da USE”, Schiliró e nossos companheiros sempre lembravam que era também a data do natalício dele próprio; anualmente, o primeiro cartão de Natal que recebíamos em nossa residência, invariavelmente era dele e Lélia, e, nos últimos anos, dele sozinho.

Registramos nossa homenagem ao espírita sincero, dedicado e amigo, que contribuiu para o trabalho de unificação no Estado de São Paulo!

 


César Perri, dirigente do Hospital Benedita Fernandes, Vice-presidente da USE Antonio Schiliró
e o presidente da USE/SP, Nestor Masotti. Centro Espírita Luz e Fraternidade, Araçatuba, SP.

 


Antonio Schiliró, César Perri, Attilio Campanini e Carlos T. Ramos.

 

Fonte: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/04-12-2015.htm

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações