Espirituialidades e Sociedade



Notícias:

>    Hospital Espírita João Marchesi recebe título de melhor hospital do interior paulista

 

 

 

26/11/2015

 

Hospital Espírita João Marchesi recebe título de melhor hospital do interior paulista

 

TÍTULO DE MELHOR HOSPITAL DO INTERIOR PAULISTA


O Hospital Espírita João Marchesi está entre os MELHORES HOSPITAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO. De acordo com o PNASH/Psiquiatria 2012-2014 o hospital alcançou a pontuação de 84,37%. Além de ser o hospital que alcançou a melhor pontuação da Região entre os municípios que compõem a DRS II – Araçatuba (40 municípios), a pontuação garante o Título de Melhor Hospital do Interior Paulista, junto com o hospital Alan Kardec de Presidente Prudente (ambos com 84%). Segundo o superintendente hospitalar Andrey Negroni Martins esta pontuação demonstra a qualidade de serviços prestados pela instituição.

“Temos que agradecer a toda equipe pela dedicação e união em prol do bem estar dos pacientes”, conclui Andrey.

Foram avaliados um total de 53 hospitais psiquiátricos sendo que o HOSPITAL ESPÍRITA JOÃO MARCHESI encontra-se entre os cinco melhores.

Tesoureiro do Hospital recebendo premiação
Vista da Recepção do hospital.
Programa CPFL-CEALAG
Vista da Recepção do hospital.

 

 

 


 

 

 

 

 

TRANSFORMAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.

O Hospital Espírita João Marchesi passa por um processo de Transformação. Direcionados pelo movimento da Reforma Psiquiátrica a organização fez as mudanças necessárias para o redirecionamento dos Serviços, passando a investir principalmente em ações e serviços extra-hospitalares.

Mediante a atual necessidade a instituição irá expandir seus serviços em parceria com o Poder Executivo local e regional.

Em abril de 2015 o hospital recebeu 27 pacientes que vieram de Birigui, do hospital Felício Luchine, “Nossa preocupação foi recepcioná-los para que eles se sintam acolhidos” relata Marlene Bragalda, responsável técnica de enfermagem do hospital. O Hospital Felício Luchine de Birigui encerrou suas atividades em 26/03/2015.
A partir do fechamento em 17/11/2015 do Hospital Benedita Fernandes de Araçatuba o Hospital Espírita João Marchesi passará a ser o único hospital referência para internação psiquiátrica dos 40 municípios que compõem a DRS II – Araçatuba.

Algumas pessoas estão perguntando se os pacientes do Benedita Fernandes serão transferidos para o Hospital Espírita João Marchesi e nós temos orientado que os pacientes que encontram-se em tratamento no Benedita permanecerão até sua alta médica e o município de Araçatuba tem projeto para Residência Terapêutica para casos de alguns moradores (os que perderam vinculo familiar) e outros serão entregues ao cuidados de sua família. Ou seja não haverá transferência entre os hospitais, diferentemente do que aconteceu com os pacientes de Birigui. O que acontece é que com o fechamento do Benedita Fernandes o Hospital Espírita João Marchesi será a única referência para toda a região, esclarece o superintendente hospitalar Andrey Negroni Martins.


                                        Chegada dos pacientes-Birigui.

 

A instituição irá expandir seus serviços em parceria com a Prefeitura implantou recentemente a 1ª Residência Terapêutica, a previsão é que se implante 04 residências destinadas aos pacientes moradores do hospital (que em sua maioria perderam vínculos familiares), sendo cada residência com 10 pacientes e com uma equipe multidisciplinar de referência.


Foto do passeio com pacientes no Penápolis Gardem Shopping


A primeira Residência Terapêutica foi inaugurada em 03/11/2015. A casa foi habilitada pela DRS (Departamento Regional de Saúde de Araçatuba). Com a residência poderemos oferecer aos moradores uma possibilidade de inserção junto a comunidade.

“Eles poderão freqüentar atividades voltadas ao público da Terceira idade, Centros Espíritas, Igrejas, realizar passeios em praças, entre outras coisas”, relata Paula Ronconi, assistente social do hospital e responsável técnica da primeira residência.

“Algumas pessoas perguntaram também porque o Hospital João Marchesi não fechou ou se não irá fechar, o que podemos esclarecer que graças a UNIÃO (Diretoria, Administração, colaboradores, voluntários, e principalmente a ajuda de toda população de Penápolis e região é que podemos garantir que o hospital continuará aberto e atendendo com excelência a todos que precisarem de nossos serviços” relatou Rosângela Ambrósio Cambraia, vice-presidente da entidade.


Foto da parte dos fundos – 1ª Residência Terapêutica


Chegada dos pacientes - Residência

 

CAMPANHAS – EVENTOS – TELEMARKETING - PARCERIAS

O Hospital Espírita João Marchesi realizou em 23/08/2015 o 9º Leilão de Gado.

“Gostaríamos de agradecer a todos as pessoas que de alguma forma contribuíram, a doação ou contribuição é importantíssima para conseguirmos melhorar os serviços prestados pela instituição” relata Roseli Aparecida Herreira, presidente da instituição.


9º Leilão de Gado – 2015


Público 9º Leilão de Gado - 2015

“No mês em que se comemora o dia Mundial de Saúde Mental (10 de Outubro) realizamos entre outros eventos o Show de Talentos, é lindo ver os pacientes se apresentando, realizando coisas fantásticas, nos surpreende e emociona”. – Priscila Martines de Britto – Supervisora do Telemarketing


Equipe telemarketing.


Show de Talentos – Presença da Comunidade

“Trabalhar no Telemarketing de um Hospital como o nosso, é além de tudo gratificante. Aqui trabalhamos felizes. É muito bom saber que todos ajudam a quem realmente precisa” relata Bruna Souza, operadora de Telemarketing.

“No Show de Esportes, no Desfile de Modas e em praticamente todos os eventos do hospital sentimos o amor e carinho com que os pacientes são tratados e isso nos fortalece” diz Jéssica Almeida Fidelis, operadora de Telemarketing.

O telemarketing desenvolve várias campanhas durante o ano. Os recursos extras adquiridos e doados pelo pessoal do telemarketing e outros parceiros contribuem para o desenvolvimento de diversas atividades ligadas aos temas das CAMPANHAS e DATAS COMEMORATIVAS.

“Por exemplo, no mês de outubro houve diversos eventos e só foram possíveis graças às contribuições de toda a sociedade” esclarece Denise Sussai, nutricionista da instituição.


Desfile de Modas – Tema Conto de Fadas


Festival de Esportes


O hospital conta com diversas parcerias com empresas e instituições de ensino.

“Podemos destacar a parceria com a FAASP/Uniesp e Funepe, no qual os estagiários desenvolvem diversas atividades que enriquecem o Plano Terapêutico do hospital” cita Vilma Icléia Pereira psicóloga do hospital.

“Algo que considero fundamental e de extrema importância são os estagiários e os voluntários. O convívio deles com os pacientes e todo o aprendizado fazem a diferença! Não contamos ainda com Fisioterapeuta contratada, porém através de voluntários e estagiários podemos oferecer o serviço, é nítido o carinho que eles dedicam aos nossos queridos pacientes” relata Mariana Terapeuta Ocupacional do hospital.


Estagiárias de Fisioterapia em atividade com os pacientes.


A sociedade Penapolense sempre colaborou com a instituição.

“Perdi as contas de quantas vezes busquei doações, graças a Deus são muitas por dia” relata Rafael Dorta, serviços externos do hospital.

As Campanhas são fundamentais para redução dos custos do hospital:

“Com as campanhas o gênero ou material recebido deixa de ser comprado pela instituição, isto nos ajuda muito” relata Vinícius Garcia, responsável pelas compras do HE.


Trote Solidário – Alunos EE Carlos Sampaio


Alimentos – Campanhas nos mercados Penápolis

 
Campanha Grupo do Pedal.


Alimentos Campanha Mercados de Birigui

“As Campanhas nas maiorias das vezes são iniciativas da própria população que conhece e confia em nosso trabalho” diz Michel Naziano, auxiliar financeiro do hospital.


BRECHÓ SOLIDÁRIO E NOTA FISCAL PAULISTA.

O hospital conta também com o Brechó solidário. O Bazar acontece sempre aos SÁBADOS das 9 às 13 horas na Avenida Luiz Osório, 182 Centro - Penápolis.

“Não imaginávamos que teria tamanha procura, tem sábados que não damos conta de tanta gente, relata Rosângela diretora e voluntária do Brechó. Para colaborar com o Brechó solidário é só entrar em contato e agendar com a recepcionista que o motorista irá buscar sua doação.

Outro setor de grande importância para a instituição é o setor de NOTA FISCAL PAULISTA.

“Primeiramente gostaria de agradecer a todos os estabelecimentos parceiros e a população pela doação das notas” diz Rosemeire Reche, responsável pelo setor.


                                    Equipe Nota Fiscal Paulista

 

Leiam a biografia do pioneiro espírita de Penápolis João Marchesi


João Marchesi - (05/02/1887 – 27/2/1959)

- clique aqui e acesse a biografia -

 

 

Fonte: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/24-11-2015.htm

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações