Espirituialidades e Sociedade



Notícias:

>   O pesquisador Sinuê Neckel Miguel lança "Movimento Universitário Espírita:
religião e política no Espiritismo brasileiro (1967-1974)", resultado de sua dissertação de mestrado na Unicamp

 

 

 

27/07/2015

 

O pesquisador Sinuê Neckel Miguel estará lançando no próximo mês de agosto/2015 publicação baseada em sua tese de mestrado na Unicamp "Movimento Universitário Espírita: religião e política no Espiritismo brasileiro (1967-1974)".

Publicado pela Alameda Editorial, o livro será lançado no dia 4 de agosto de 2015, em Porto Alegre/RS, e em Campinas/SP, no dia 13 de agosto, às 19 horas, na Livraria Cultura, Shopping Iguatemi, Av. Iguatemi, 777.

Fruto de longa pesquisa e detalhada pesquisa, Sinuê apresenta o posicionamento e as ações de um grupo de espíritas durante o período da ditadura militar no Brasil. Neste sentido, a obra apresenta a problemática da relação do Movimento Espírita Brasileiro com as questões sociais e políticas do período.

Sinuê realizou análise histórica do Movimento Universitário Espírita do período e estudou as propostas de pensamento social espírita que surgiram deste movimento, demonstrando a participação de uma juventude universitária espírita que atuou politicamente e tentou construir sínteses em torno de religião e política. O autor disseca as propostas desse grupo e as reações por parte dos principais dirigentes do Espiritismo brasileiro nas décadas de 60 e 70.

Apresentamos abaixo texto da Professora Eliane Moura da Silva sobre o livro:

Este livro é o resultado de uma dissertação de mestrado defendida em 2012 junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. O trabalho final foi o produto de uma longa e detalhada pesquisa sobre um tema criativo e importante: a relação ainda pouco conhecida de um grupo de espíritas de fins da década de 1960 e início de 1970 com as grandes inquietações políticas desse momento histórico. Criativo e inovador, as páginas do livro vão apresentando uma problemática atualizada: as relações entre política e religião na sociedade brasileira da segunda metade do século XX, focalizando sobretudo os estudantes universitários que procuraram se articular diante da ditadura no Brasil canalizando seus anseios político-religiosos para o interior do movimento espírita.

O que esse livro demonstra ao longo de seus capítulos é que existiu, potencialmente, um espiritismo de esquerda, de cunho socialista cristão e revolucionário. Podemos destacar a relação com uma tradição intelectual espírita de viés socialista que vem desde o século XIX, e essencialmente preocupada com a renovação do movimento espírita e com as questões sociais. Nesse sentido, há uma preocupação constante dessa tradição em renovar/atualizar a doutrina espírita, particularmente no que diz respeito à atuação dos espíritas no mundo, ou seja, na política contemporânea.
A leitura desse livro com certeza despertará muita curiosidade, trará novas questões dentro e fora do objeto e, sobretudo, indicará novas e importantes possibilidades para os estudos das relações históricas e culturais entre religião e política.

Profª Drª Eliane Moura da Silva
Depto. de História (IFCH-Unicamp)


* o livro já está disponível para comprar no site da Livraria Cultura.

 

Para acesso a Dissertação de Mestrado de Sinuê Neckel Miguel, apresentada ao Instituto de Filosofia e Ciências humanas da Universidade Estadual de Campinas cliquem aqui.


 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações