Espirituialidades e Sociedade



Notícias:

>    O cérebro espiritual é realidade na medicina

 

 

 

13/02/2015

 

por Giovana Campos e Regina Bachega


Neurocientista canadense estará em Goiânia participando do MEDNESP 2015, com o tema de seu livro "O Cérebro Espiritual"

A 10ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil reunirá membros de 60 Associações Médico-Espíritas do Brasil (AMEs) e internacionais, profissionais da Saúde e o público geral para discutir as mais recentes pesquisas sobre ciência e espiritualidade com o tema “Os desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa e na prática clínica”. O evento, organizado pela AME-Brasil e AME-Goiânia, acontecerá de 3 a 6 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia (GO).

Nesta edição, se discutem os assuntos de saúde não somente com o grande público, mas também entre médicos e profissionais de saúde, com o objetivo de abordar assuntos científicos mais profundos a fim de trabalharmos no desenvolvimento e na implantação do paradigma médico-espírita. Para tal, um dos palestrantes convidados é o Dr. Mario Beauregard, PhD, é um neurocientista atualmente filiado ao Departamento de Psicologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Ele é o autor de mais de 100 publicações em neurociência, psicologia e psiquiatria. Por causa de sua investigação sobre a neurociência da consciência ele foi selecionado pelo World Media Net entre os "Cem pioneiros do século 21”.

Ele contribui ativamente para a criação de um novo paradigma pós- materialista na ciência. Muitos cientistas ignoram evidências concretas que desafiam o preconceito materialista, agarrando-se à visão limitada que as nossas experiências são explicáveis apenas por causas materiais, com a convicção obstinada que o mundo físico é a única realidade. Mas o materialismo científico está em uma encruzilhada para explicar ações irrefutáveis da mente sobre a matéria, de intuição, força de vontade, saltos de fé, do "efeito placebo" em medicina, de experiências de quase-morte na mesa de operação e de premonições psíquicas de um ente querido em crise, para não falar do sentimento ocasional de unidade com a natureza e as experiências místicas de meditação ou oração. A ciência tradicional explica essas e outras ocorrências como delírios ou mal-entendidos, mas explorando as últimas pesquisas neurológicas sobre fenômenos como estes, o cérebro espiritual chega a sua fonte real. Intuição, fé, premonições? Seriam essas experiências apenas produtos do cérebro?

Para o neurocientista Mario Beauregard, as experiências espirituais estão muito além das explicações materialistas. Em 'O cérebro espiritual', o autor refuta as respostas da ciência tradicional, que considera essas ocorrências meros delírios. Além de defender a existência de um estado de consciência mística, no qual seria possível vivenciar aspectos da realidade não acessíveis em outros estados, Beauregard explica como nossos neurônios atuam durante esse tipo de experiência. Por meio de uma pesquisa com freiras carmelitas, ele apresenta evidências que contestam o pensamento convencional e convidam o leitor a se perguntar se foi Deus que criou o cérebro ou o cérebro que criou Deus.

MEDNESP 2015

Centro de Convenções de Goiânia - Goiânia / GO

De: 3 a 6 de junho

www.mednesp2015.com.br

Giovana Campos

giovana@ccbeunet.br

Departamento de comunicação/ AME-Brasil

Fonte: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/13-02-2015.htm

_______________________

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações