Espirituialidades e Sociedade



Notícias:

Homenagens a José Herculano Pires (1914 – 1979)

 

 

 

17/10/2014

texto e fotos Ismael Gobbo

 

Na manhã do sábado, 20/09/2014, no auditório da FEAL – Fundação Espírita André Luiz, em São Paulo, foram realizadas atividades que homenagearam o grande vulto do espiritismo brasileiro, José Herculano Pires.

Aliás durante o ano todo se realizaram eventos comemorativos aos 100 anos de Herculano.

Da programação constou das 9 às 12 horas Simpósio dividido em duas partes: na 1ª. aconteceu mesa redonda coordenada por Heloísa Pires, filha de José Herculano Pires, com as participações de Marco Milani que abordou “Herculano Pires, o filósofo”, Wilson Garcia enfocando “Herculano Pires, o jornalista” e Paulo Henrique de Figueiredo que falou sobre “Herculano Pires, a coerência doutrinária”.

Depois de cada um dos oradores, o público formulou perguntas que foram respondidas pelos quatro componentes da mesa.

O resultado não poderia ter sido melhor – o público presente teve uma visão geral da Vida e da Obra de Herculano Pires, aquele que na apreciação de Emmanuel “é o metro que melhor mediu Kardec”.

Na 2ª. Parte, das 12 às 13 horas, foi lançado o filme de Edson Audi “Herculano Pires: um convite para o futuro” com muitos depoimentos de estudiosos do espiritismo do Brasil e do exterior. Podemos elencar dentre outros: d. Nena Galves, Júlia Nezu, Jussara Korngold (EUA), Marilia Pires Ward, Dora Incontri, Audálio Dantas, Paulo Henrique de Figueiredo, Wilson Garcia, Heloisa Pires.

Durante o evento ocorreu o lançamento do livro editado pelo Correio Fraterno, autoria de Raymundo R. Espelho: “O Pensamento de Herculano Pires”, uma obra que traz a essência das idéias de Herculano, em quase 400 verbetes, retirados de suas obras espíritas.

Foi um grande evento com a presença de importantes vultos do movimento espírita contemporâneo que vieram prestar seu tributo ao inesquecível José Herculano Pires.

 


A mesa dos trabalhos e os respectivos oradores: Heloisa Pires, Marco Milani, Wilson Garcia e Paulo Figueiredo


Público

 


Raymundo Espelho autografando o livro de sua autoria homenageando Herculano Pires e junto à familia



Exibição do filme de Edson Audi: “Herculano Pires: um convite para o futuro”

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações