Espirituialidades e Sociedade



Notícias:

Centro Espírita Meimei, 23 anos de história

 

 

 

17/08/2014

 

Centro Espírita Meimei, 23 anos de história

Fundada em 1991, a conhecida instituição de Londrina, além da tarefa que promove no campo doutrinário, realiza um importante trabalho na área do serviço social


por Marcel Bataglia
Ibiporã, PR (Brasil)

 

É pela bênção do trabalho que podemos esquecer os pensamentos que nos perturbam, olvidar os assuntos amargos, servindo ao próximo, no enriquecimento de nós mesmos. Com o trabalho, melhoramos nossa casa e engrandecemos o trecho de terra onde a Providência Divina nos situou. Ocupando a mente, o coração e os braços nas tarefas do bem, exemplificamos a verdadeira fraternidade e adquirimos o tesouro da simpatia, com o qual angariaremos o respeito e a cooperação dos outros.

Londrina, cidade do Norte paranaense, tem sido um celeiro de trabalhadores que, ano após ano, abraçam a verdadeira instituição de Deus, o trabalho no bem. Fundado em 1991, o Centro Espírita Meimei iniciou seus trabalhos com suor e dedicação de trabalhadores oriundo do Centro Espírita Nosso Lar, liderados até então pela primeira presidente eleita da Casa, Lia Lopes da Silva, que vislumbraram a chance de inaugurar mais um “abrigo de amor”. Inicialmente, a instituição recém-aberta funcionava nas antigas instalações do Lar das Vovozinhas, que na época chamava-se Abrigo Gilda Marconi. Os quartos utilizados pelas idosas se transformaram em salas de evangelização e o refeitório em salão de palestra. Com o passar dos anos, o Centro Espírita Meimei foi tomando nova forma com reformas, ampliações, transformando-se no que é hoje, cheio de salas de estudo, evangelização, livraria, biblioteca, além do salão principal, onde se realizam as palestras públicas e os seminários.

Grupo de gestantes
Gestantes em aula

Curso de costura

Dia de entrega de enxovais às gestantes

Com 23 anos de história, o Centro Espírita Meimei promove quase que diariamente inúmeras atividades. Aos sábados, os grupos do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) e tratamento de fluidoterapia; aos domingos, a partir das 9h30, palestras, aplicação de passe, atendimento fraterno, evangelização infantil e grupos de mocidade. Nas terças e quartas, palestras, aplicação de passe e grupo de ESDE novamente. Já às quintas-feiras, para os concluintes do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, a casa espírita oferece estudo das obras de Kardec.

Atendimento às gestantes

Segundo Meimei, patrona espiritual do Centro, “depois de passarmos pelos variados processos de educação indispensável ao nosso burilamento, seremos então aproveitados, com êxito e segurança, nos serviços gerais da bondade de Deus, junto de nossos irmãos, pois se vivermos entregues às tentações do mal, desobedientes e egoístas, determina o Senhor que sejamos confiados à luta e à provação, à dificuldade e ao sofrimento, os quais, pouco a pouco, nos ensinam a humildade e o respeito, a diligência e a doçura”.

É, pois, com o pensamento cultivado e educado com amor e trabalho que o Centro Espírita Meimei também realiza inúmeros trabalhos assistenciais na sede da instituição. Às quartas feiras, há o curso para gestantes em situação de vulnerabilidade social. O curso contém orientações nas áreas de nutrição, fisioterapia, enfermagem e atendimento psicológico, sendo todas ministradas por estagiários da UNIFIL, UEL e médicos da Unimed, além de profissionais voluntários. Com duração de 16 aulas, cada curso é iniciado com a leitura d´O Evangelho segundo o Espiritismo. Os cursos são realizados um por semestre, atendendo 30 gestantes a cada edição.

Todas as gestantes são encaminhadas ao Centro Espírita Meimei por intermédio do CRAS (Centro Regional de Assistência Social – Londrina) ou por meio dos Postos de Saúde do município. A busca de auxilio inicialmente tem sido pelos enxovais fornecidos ao final do curso, mas posteriormente, devido à acolhida que recebem na Casa, as gestantes, que geralmente ali chegam desnorteadas, desesperadas, acabam buscando também apoio moral, podendo assim vislumbrar uma luz no final do túnel. Como incentivo, a entidade as ajuda com o vale-transporte, para que possam continuar participando do curso.

Inclusão no mercado de trabalho

Assim como chegarão os tempos em que se cumprirão as profecias referentes à transformação da humanidade, o Centro Espírita Meimei, com o olhar no futuro, passou a se empenhar na inclusão dessas gestantes no mercado de trabalho. Para isso, a Casa sentiu a necessidade de oferecer-lhes curso profissionalizante na área de costura industrial, capacitando-as para o trabalho.

As turmas são formadas por 12 mulheres que se distribuem nos turnos vespertino e noturno, sendo as aulas realizadas nas dependências da Escola Olinda Carneiro, situada ao lado do Centro Espírita Meimei. O curso é ministrado por professoras contratadas, custeadas mediante convênio com a Fundação Hildebrando Araújo, e atende pessoas da comunidade, inclusive homens, que aprendem a costurar nas máquinas industriais, confeccionando roupas de bebês que são posteriormente doadas para compor o enxoval das gestantes participantes do curso oferecido pelo Centro.

Para o segundo semestre de 2014, está previsto um novo curso profissionalizante, o de culinária, que será realizado na cozinha industrial construída na sede da instituição. E como cooperadores da Seara do Divino Mestre, por que não unirmos os esforços para, em conjunto, edificarmos algo que seja útil para a Humanidade? Os trabalhos assistenciais realizados no Meimei têm conseguido tais conquistas, mercê de muito trabalho e também da ajuda financeira advinda de doações e campanhas beneficentes, pois em tudo é preciso união e trabalho conjunto para mais fácil concretizar a tarefa a ser empreendida.

Nota do Autor:

O Centro Espírita Meimei localiza-se na Rua Iapó, 130 (Vila Nova) em Londrina. Para mais informações sobre as atividades da instituição, acesse na internet a página
http://centroespiritameimei.com


Fonte:
http://www.oconsolador.com.br/ano8/373/especial2.html

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações