Espirituialidades e Sociedade



Notícias:

A USE e os 150 Anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

21/01/2014


Os cerca de 8 milhões de espíritas, no Brasil e no Mundo, já comemoram os 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, terceiro livro das cinco Obras Básicas que compõem a Doutrina codificada pelo pensador francês Allan Kardec (1804-1869).


O primeiro grande evento evocando a efeméride será a conferência do médium e orador Divaldo Pereira Franco, no próximo dia 9 de fevereiro, no Clube Atlético Juventus, zona leste da Capital paulista, quando são esperadas mais de 4 mil pessoas.

Em 21 de setembro (Dia da Árvore), os 150 anos de O Evangelho serão lembrados também em 150 cidades do Estado, “em eventos realizados de preferência fora dos muros da casa espírita”, diz a advogada Julia Nezu Oliveira, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE).

“Queremos apresentar ao mundo essa belíssima obra, que tem levado luz e consolo a milhões de almas, como se fora o próprio Cristo que retornasse a Terra.”


Ainda como parte das comemorações, os espíritas preparam para outubro o lançamento de filme sobre o codificador do Espiritismo, baseado na obra Kardec – a Biografia, de Marcel Souto Maior (Editora Record), esperando reeditar o mesmo sucesso de Chico Xavier – O filme, baseado em outro livro do autor.


Sobre Allan Kardec

Nascido em Lyon, em 3 de outubro de 1804, o professor Hyppolite Léon Denizard Rivail já era bastante conhecido na França de Napoleão III. Suas obras sobre Aritmética e Gramática (entre outras) eram muito apreciadas, tendo mesmo sido laureado com importante diploma da Universidade de Arrás. Discípulo de Jean Baptiste Pestalozzi, “Le Professeur” poderia ter ficado indiferente aos fenômenos das “mesas girantes”, que haviam se tornado na coque-luche das altas rodas da sociedade francesa.

Porém, desde que passou a participar dessas reuniões, a partir de 1855, o professor Rivail constatou que aqueles “fenômenos” eram muito mais do que simples curiosidade. Suas obras e a Revista Espírita, que editou por 12 anos (1858-1869), traziam, então, a partir de O Livro dos Espíritos, publicado em 18 de abril de 1857, o pseudônimo Allan Kardec, separando assim a obra do professor Rivail da Doutrina trazida pelos Espíritos.

Da sua vasta produção, compõem as Obras Básicas: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Além destes, merece menção Obras Póstumas, publicado em 1870, pela viúva Amélie-Gabrielle Boudet, que seguiu à frente dos trabalhos na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

A partir dos anos 1880, o movimento espírita parece ter sido “transplantado” para o Brasil, que o Espírito do jornalista, contista e escritor maranhense Humberto de Campos denominaria “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”.



Sobre a USE

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo é a entidade que representa o movimento espírita paulista no Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira (FEB). Criada no Congresso de Espiritismo de 1947, a USE congrega 1.400 centros espíritas no Estado, aos quais presta serviços nas áreas doutrinária, jurídica e administrativa. Mais do que isso, a USE é o órgão unificador dos espíritas em terras paulistas, organizando seu movimento sob uma única bandeira: Conhecer Kardec para Viver Jesus.

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações


 

topo