18/09/2012
DECLARAÇÃO FINAL DO XXI CONGRESSO
ESPÍRITA PAN-AMERICANO
Os participantes do XXI Congresso Espírita
Pan-Americano, da CEPA, que teve como tema central “Perspectivas
Contemporâneas da Teoria Espírita da Reencarnação”,
realizado na cidade de Santos, São Paulo, Brasil, de 5 a 9 de
setembro de 2012, emitem a presente Declaração, a partir
de propostas, ideias e conceitos expostos e debatidos no referido evento:
1. As estatísticas demonstram que a crença na reencarnação
ou sua aceitação como hipótese científico-filosófica
ganha expansão em todos os continentes, independentemente das
tradições culturais e religiosas de seus respectivos povos
e nações.
2. Episódios cada vez mais frequentes de recordações
espontâneas de prováveis vidas passadas, especialmente
em crianças, assim como o emprego de hipnoses regressivas e experiências
mediúnicas acessando presumíveis vidas anteriores à
atual existência física, oferecem hoje rico manancial de
estudos apto a fornecer suporte fático à teoria reencarnacionista.
3. A aceitação da hipótese palingenésica,
especialmente a partir da perspectiva racional e filosófica,
apoiada em indícios e/ou evidências que se verificam no
campo da ciência experimental, vem ao encontro das propostas fundamentais
do Espiritismo, enunciadas nas obras básicas de Allan Kardec
e em obras complementares de filósofos, cientistas, estudiosos,
escritores e pensadores que, depois dele, vêm desenvolvendo a
teoria espírita numa perspectiva progressista, laica e livre-pensadora.
4. Como resultado desse sério e fecundo labor, é possível,
no presente estágio cultural da Humanidade, apresentar a teoria
reencarnacionista espírita como um novo paradigma filosófico
e científico a merecer a apreciação, o estudo,
o aprofundamento da pesquisa e a aplicação prática
em todas as áreas do conhecimento e do agir humano.
5. Para que a teoria espírita da reencarnação
possa, efetivamente, ser assimilada como um novo paradigma filosófico
e científico, entretanto, será mister oferecê-la
à cultura humana, não mais como um artigo de fé
religiosa, mas como conhecimento capaz de dotar o indivíduo e
a sociedade de responsabilidade pessoal e coletiva sobre o progresso
individual e social.
6. Sublinhe-se que, a partir da visão genuinamente espírita,
a reencarnação não é um fim em si mesmo.
Ao contrário, é um meio idôneo, necessário,
insubstituível, inserido em um processo multifacetado, dinâmico,
parte integrante que é dos mecanismos da evolução,
princípio científico consagrado pela modernidade.
7. À luz da filosofia espírita, a reencarnação
pode ser vista como poderoso instrumento de busca da justiça
social, reduzindo, progressivamente, as desigualdades e injustiças
sociais. Estas jamais devem ser interpretadas como decorrentes de suposta
vontade divina, mas como resultado do orgulho, do egoísmo e do
desrespeito às leis naturais. A proposta ética espírita
combate esses vícios humanos e contribui com a construção
de uma sociedade mais justa e solidária.
8. Diferentemente de antigas crenças, como a da metempsicose,
ou de algumas concepções ainda vigentes em doutrinas reencarnacionistas
que se dizem inspiradas no cristianismo, no hinduísmo ou em outras
concepções religiosas do mundo atual, a palingênese
espírita defende que o espírito reencarna para progredir
e não para resgatar culpas. Por isso mesmo, a visão reencarnacionista
espírita é essencialmente pedagógica, exercendo
importante papel na progressiva educação do espírito
imortal.
9. Plenamente inseridos nas propostas contemporâneas em favor
da preservação dos recursos naturais indispensáveis
à vida saudável presente e futura, os espíritas
devem envidar constantes esforços em prol de uma teoria espírita
reencarnacionista sustentável, apta a contribuir para a conscientização
da Humanidade no sentido de evitar o consumismo exagerado e a falsa
prosperidade.
10. A visão palingenésica espírita, enfim, liberta
o espírito do dogmatismo religioso e de quaisquer posturas sectárias.
Construída a partir das propostas contidas na obra de Allan Kardec
e de seus interlocutores espirituais, e permanentemente aperfeiçoável
pela contribuição progressista e livre-pensadora que resulta
do intercâmbio entre a Humanidade encarnada e desencarnada, é,
no entender dos espíritas aqui reunidos, eficiente instrumento
de autoconhecimento, de educação e de progresso ético
individual e coletivo. Afinada com as leis naturais, especialmente com
os valores de Justiça, Amor e Caridade, que as sintetiza, a reencarnação,
tal como sistematizada na teoria espírita, contém, dessa
forma, elementos de convicção científicos, filosóficos
e éticos de caráter universal. Graças à
sua visão reencarnacionista, fundada na evolução
e no progresso, pode o Espiritismo oferecer à Humanidade, nesta
quadra da História, um novo paradigma capaz de aproximar culturas
e irmanar povos, em favor do Progresso, da Paz e da Fraternidade.
Santos, São Paulo, Brasil, 9 de Setembro de 2012.
>>> clique aqui para acessar a página principal
de Notícias
>>>
clique aqui para voltar a página inicial do site
>>>
clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações
topo