Espirituialidades e Sociedade



Notícias :


15º Congresso Estadual de Espiritismo da USE/SP - como foi

 

 


21/05/2012


por Eliana Haddad e Izabel Vitusso

 


- Palestra de Divaldo Franco que abriu o Congresso -

 

Reunindo mais de mil participantes na cidade de Franca, SP, a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo realizou, de 30 de abril a 1º de maio, o seu 15º Congresso Estadual de Espiritismo, tendo como tema central “Solidariedade, uma nova forma de conhecer”.

O evento, cuja primeira edição aconteceu em 1947, marca momentos importantes do espiritismo no Brasil, como o movimento pela unificação e a própria estruturação da USE – União das Sociedades Espíritas, tendo como principal objetivo consolidar o pensamento espírita e estabelecer diretrizes para o trabalho desenvolvido não só pelos espíritas paulistas, mas também pelos de outros estados e países, segundo a direção executiva da USE-SP, “haja vista o alcance do pensamento doutrinário deste estado entre os que praticam a doutrina”.

Realizado nas dependências do Educandário Pestalozzi, fundado em 1944, pelo casal Maria Aparecida e Tomás Novelino – ex-aluno de Eurípedes Barsanulfo –, o congresso foi iniciado com saudações dos presidentes da Federação Espírita Brasileira, Nestor João Masotti, e da USE-SP, José Antonio Luiz Balieiro. Contou com palestras públicas de Divaldo Pereira Franco e Heloísa Pires, e também com seminários sobre diferentes vertentes do tema “Solidariedade”, tendo como âncoras os expositores Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias, André Luiz Peixinho e Antonio Cesar Perri de Carvalho.

Ao longo do evento, o médium mineiro Wagner Gomes da Paixão psicografou em público mensagens de expoentes da história do espiritismo no Brasil, como Eurípedes Barsanulfo, José Herculano Pires, Tomás Novelino e Cairbar Schutel. Na tarde da segunda-feira, 30 de abril, os participantes se reuniram em diversas salas do Educandário Pestalozzi para participação em grupos específicos das oficinas, realizadas por várias instituições espíritas especializadas – AJE-SP, IEEF, ABRAPE, CCDPE, LIHPE e outras, além dos departamentos institucionais da USE, do Conselho Federativo Nacional e da Federação Espírita Brasileira.

Reunindo espíritas de 86 cidades paulistas e de nove estados brasileiros, incluindo Alagoas e Mato Grosso do Sul, o congresso contou também com as presenças dos presidentes da União Espírita Mineira, da Federação Espírita do Paraná e da Federação Espírita do Estado da Bahia. Houve também exposição alusiva à história do movimento espírita de Franca, com homenagens ao casal Novelino e a Eurípedes Barsanulfo, considerando inclusive o data (1º de maio) de seu nascimento.

A intérprete e compositora carioca Anatasha Meckenna foi a encantadora surpresa do evento, verdadeira revelação artística, na noite de segunda-feira, que supreendeu a todos os presentes, com seu talento, sua versatilidade no canto lírico e como instrumento mediúnico.

No encerramento, Antonio César Perri respondeu a importantes perguntas sobre o movimento espírita, a atuação da Federação Espírita Brasileira e do Conselho Espírita Internacional, como órgãos que não têm como objetivo o controle das instituições ou publicações, mas a divulgação da obra de Allan Kardec.

Ao encerrar o congresso, que teve a cobertura jornalística da Rádio Fraternidade, da Rede Amigo Espírita e do jornal Correio Fraterno, foi divulgado o nome da cidade a sediar o próximo Congresso Estadual da USE, em 2015: a cidade litorânea de Santos.


- Haroldo Dutra concedendo entrevista -


- Julia Nezu e Izabel Vitusso, editora do Correio Fraterno -

 

Fonte: http://correiofraterno.com.br/acontece/952-congresso-estadual-enfatiza-a-importancia-da-solidariedade-entre-os-espiritas

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações


topo