Espirituialidades e Sociedade



Notícias :


Nova performance, por Érico Bomfim, do famoso fragmento de sonata atribuído ao Espírito de Mozart

 

 


29/04/2012


Apresentamos nova performance, por Érico Bomfim, do famoso fragmento de sonata atribuído ao Espírito de Mozart


- O físico e professor Ademir Xavier enviou texto abaixo com nova apresentação da Sonata atribuída ao espírito de Mozart -

 

Em comemoração ao lançamento de 'O Livro dos Espíritos' em 18 de abril, apresentamos nova performance, por Érico Bomfim, do famoso fragmento de sonata atribuído ao Espírito de Mozart.

Essa composição foi recebido pelo médium Brion D'Orgeval e tocada pela primeira vez pela Mlle. de Davans à Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em abril de 1859, coordenada, na época, por Allan Kardec. De Davans foi aluna de Frédéric Chopin.

O vídeo com a execução pode ser encontrado aqui neste link ou visto mais abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=g2BmEsfB4dE

É preciso, antes, comparar essa exibição com a do Sr. Enrique Baldovino durante 6a CEM na Espanha em 2011. O Sr. Enrique foi entrevistado pela Júlia Nezu e pode-se encontrar esta entrevista dele na web.

Em que pese o excelente trabalho de resgate e tradução de obras espíritas para o espanhol, o Sr. Baldovino executou ao piano a obra num tempo errado que não permite a comparação desta composição mediúnica com as obras de Mozart. Isso demonstra o quão importante é a execução precisa de obras mediúnicas musicais para fins de análise e comparação.

Acho que, com a nova exibição, finalizamos o resgate desta importante obra histórica para o movimento espírita, embora muitos não a conheçam.


Outros detalhes (inclusive com a partitura) podem ser encontrados no blog:

http://eradoespirito.blogspot.com.br/2012/04/nova-performance-do-fragmento-mediunico.html

Vejam a apresentação logo após a transcrição do texto da Revista Espírita

O Espírito de Mozart acaba de ditar ao nosso excelente médium, Sr. Bryon-Dorgeval, um fragmento de sonata. Como meio de controle, este último o fez ouvir por diversos artistas, sem lhes indicar a origem, mas lhes perguntando apenas o que achavam do trecho. Cada um nele reconheceu, sem hesitação, o estilo de Mozart. O trecho foi executado na sessão da Sociedade de 8 de abril último, em presença de numerosos conhecedores, pela senhorinha de Davans, aluna de Chopin e distinta pianista, que teve a gentileza de nos prestar o seu concurso. Como elemento de comparação, a senhorinha de Davans executou antes uma sonata que Mozart compusera quando vivo. Todos foram unânimes em reconhecer não só a perfeita identidade do gênero, mas ainda a superioridade da composição espírita. A seguir, com o seu talento habitual, a mesma pianista executou um trecho de Chopin.
(A. Kardec, Revue Spirite, Maio de 1859)


 

http://www.youtube.com/watch?v=g2BmEsfB4dE

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações


topo