Espirituialidades e Sociedade



Notícias :

A Fiocruz lançou um documentário em vídeo sobre o suicídio no país

 

 


26/03/2012

Em uma parceria entre a VídeoSaúde e o grupo de pesquisa de Prevenção ao Suicídio, ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Icict/Fiocruz, foi lançado no dia 13 de março de 2012, no auditório do Instituto, no Rio de Janeiro, o vídeo "Suicídio no Brasil", que aborda esse delicado e pouco conhecido problema de saúde pública, com dados epidemiológicos, percepção social e formas de enfrentamento.

No Brasil, segundo dados de 2008 do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, 9.206 pessoas cometeram suicídio, o que corresponde a uma média de 25 mortes diárias. O número, que representa 8% ao ano para cada 100 mil habitantes, é considerado baixo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coloca a taxa mundial em torno de 10% a 30% ao ano. No entanto, por ser um país populoso, o Brasil apresenta índices absolutos que o colocam entre os dez países com maiores taxas absolutas de suicídio.


Estados como o Rio Grande do Sul, que possuiu uma taxa anual de 23,02% na faixa etária entre 70 e 79 anos; ou Roraima, que possui o índice de 11,73%, na faixa de 15 a 19 anos, são apenas dois exemplos que preocupam as autoridades.


Dentre outros fatores apontados por profissionais de saúde que levam ao risco de suicídio estão as doenças mentais, a idade elevada, o desemprego, perdas afetivas e o consumo de drogas.

Vejam o vídeo

Suicídio no Brasil - Vimeo.

- link - http://vimeo.com/36487179

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações


topo